VIZ Media tenta censurar OtakuPT e Intoxianime?!!!

VIZ Media tenta censurar OtakuPT e Intoxianime?!!!

Aparentemente estamos a entrar num período em que o combate à pirataria abre igualmente uma perigosa porta para a “censura” que pode ser aproveitada por companhias com menos escrúpulos.

Atualmente as companhias podem submeter ao Google o endereço de websites que estão a violar a sua propriedade intelectual e o Google remove esses artigos “ilegais” dos seus resultados de pesquisa, o que na prática significa que numa procura no Google nunca mais vão encontrar esse artigo.

É uma técnica eficaz na tentativa de controlo de pirataria mas no recente relatório de transparência do Google é possível constatar que dois dos maiores websites em português sobre anime, OtakuPT (Portugal) e Intoxianime (Brasil) foram alvo de queixas por parte da VIZ Media, sendo que ambos os websites não disponibilizam animes quer por download ou por streaming.

No caso do OtakuPT a queixa (Novembro de 2016) veio diretamente da VIZ Media LLC através da Remove Your Media LLC e o artigo alvo foi um onde noticiávamos que a novel de Street Fighter iria ser ilustrada pelo ilustrador de One-Punch Man.

Já no caso do Intoxianime a queixa (Maio de 2016) por estranho que parece veio da VIZ Media Europe via Blue Efficience e o artigo em questão é um onde é anunciada uma 2ª temporada de One-Punch Man.

Em ambos os casos encontramos em comum o manga/anime de . Será que a VIZ Media estava a tentar antecipar e calar críticas a um determinado anime, ou será que ambos os sites foram apanhados no fogo cruzado entre detentores de direitos de autor e sites que disponibilizam conteúdos ilegalmente?

O que é certo é que no nosso caso o nosso artigo deixou de aparecer nos resultados de pesquisa do Google o que não deixa de abrir um perigoso precedente.

Será que se colocarmos um artigo menos positivo para uma das propriedades da VIZ Media ela vai tentar censurar alegando “violação de direitos de autor”. Será que a VIZ Media vai fazer queixa deste mesmo artigo?

Subscreve
Notify of
guest
18 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
astatinium
13 , Julho , 2019 2:56

Bem, o site continua aparecendo no meu Google Feed ._. e eu gosto

Otavio Sabino
Otavio Sabino
13 , Julho , 2019 2:56

tanta coisa pra esses retardado preucupa e eles vem logo reclama de 2 websites que simplesmente da noticias relacionadas a nimes , mangas ,jogos, vo te conta viu .

Febaxmann
Febaxmann
13 , Julho , 2019 2:56

Essa luta desesperada contra a pirataria não a afeta porque é feita da maneira errada, eles miram os alvos errados, os traficantes continuam vendendo centenas de milhares de mídias piratas nas ruas por ai e continuarão por muitos anos porque as distribuições oficiais são ruins, escassas em muitos países, caras em alguns países e esparsas (qual sentido de distribuição exclusiva? qual a vantagem para o consumidor ter de assinar 3 serviços de streaming? E outra, isso é péssimo para concorrência, você praticamente mata qualquer empresa pequena/média que tiver que concorrer contra as gigantes do ramo).

Gasta-se uma quantidade generosa de recursos das empresas nessa luta obsessiva e ainda prejudica os consumidores que se esforçam para tentar comprar um produto original (ainda mais nesse país de merd@ que é o Brasil) e terceiros que nada tem haver; alguns jogos ficam quase injogáveis por causa dos DRM lixos que as publishers enfiam goela abaixo.

Se todo esse esforço fosse direcionado para entregar um produto e serviço de melhor qualidade com alcance muito maior do atual, a pirataria tenderia a diminuir durante os anos; a Steam e o GOG continuam sendo os melhores exemplos, não há mais necessidade de piratear jogos, ainda mais com as boas promoções de ambas plataformas.

Shuujin
Shuujin
13 , Julho , 2019 2:57

Tinha que ser a Viz, o que uma notícia vai prejudicar em um serviço que nem é disponível aqui no Brasil (país com mais leitores em ambos os sites)? Deve ser bot isso, não é possível que tenham aberto as páginas antes de resolverem censurar…

Fábio Mexicano Godoy
Reply to  Shuujin
13 , Julho , 2019 3:52

É bot. Como eu disse em meu comentário acima, nessa reclamação estão inclusos mais de 10 mil urls. Pesquisar manualmente pela internet sairia mais caro do que deixar a pirataria rolar solta, as empresas usam bots para vasculhar milhares de sites e fazer essas denúncias. Eles nem olham os resultados, seria impraticável. Suponho que possuam uma white list para evitar falsos positivos repetidos dos mesmos sites, por isso é importante enviar uma contra-reclamação. É algo fácil de fazer, mas pode demorar meses para ser respondido.

Weslley de Sousa
Reply to  Fábio Mexicano Godoy
13 , Julho , 2019 14:19

Esses bots quando realizam esses serviços de busca automatizados, eles seguem algum padrão especifico para terem chegado ao infeliz resultado de atacarem dessa forma nossos artigos? Porque está ai uma questão que eu nunca havia me deparado anteriormente e me pegou de surpresa agora, pois eu acredito que mesmo para um bot, a identificação de um site que realiza transmissões ilegais de episódios semanais de anime ou meramente upload de vídeos, possa ser de uma maneira mais inteligente do que simplesmente ser criado para vasculhar internet a fora e fincar em resultados chaves que condizem com a sua busca, correto? (Perdoe a ignorância, estou buscando entender, only).

Charles
13 , Julho , 2019 2:57

Caramba, a fome pra manter cada centavo seu (e até o que eles nem ganhariam de qualquer forma) tá tensa. Censurar até notícias relacionadas a anime… Por isso não consigo deixar de torcer pra pirataria.

Fernando Sato
Fernando Sato
13 , Julho , 2019 2:57

sao nesses momento q portuga e br se junta.
https://www.youtube.com/watch?v=A3Jks90zaEE

dislike nesses arrombado

Hollowfied
Hollowfied
13 , Julho , 2019 2:57

Acho um absurdo isso,vocês sempre são contra a pirataria e mesmo assim acusam o site do mesmo,lamentável essa posição da VIZ Media.

Lucio
13 , Julho , 2019 2:57

Esses japas nunca aprendem pelo visto.

Shuujin
Shuujin
Reply to  Lucio
13 , Julho , 2019 3:52

Não são japoneses, são americanos (e europeus também, aparentemente) que detém os direitos de transmissão dos anime, japoneses não têm nada a ver.

Lucio
Reply to  Shuujin
13 , Julho , 2019 14:19

Entendo. Pelo visto todos cometem erros nesse aspecto. Nunca fui bom em saber coisas dessa área.

Fábio Mexicano Godoy
Reply to  Shuujin
13 , Julho , 2019 14:19

A Viz pertente à holding japonesa dona da Shueisha e da Shogakukan.

Fábio Mexicano Godoy
13 , Julho , 2019 2:57

Olha, isso é muito chato, mas como pode ser descoberto em uma pesquisa no próprio endereço informado (que leva à seguinte página: https://transparencyreport.google.com/copyright/request/4117416), cerca de DEZ MIL urls foram reportados de uma vez só, de 31 domínios diferentes. É obviamente caso de pesquisa automatizada. Nessa página ainda é possível ir para a reclamação em si e ver cada URL denunciada – a esmagadora maioria é de leitores de mangá online. O que todos parecem ter em comum é o nome dos mangás na URL (são vários os mangás, não apenas One Punch Man).

O Anime21 sofreu um desses logo em seu primeiro ano. É chato e demora alguns meses, mas só precisei enviar a contra-denúncia que a URL em questão de meu blog voltou para o ar (era uma URL de página de arquivo, sequer era um artigo específico, para ver como isso é realmente aleatório).

Não é o melhor dos mundos, mas funciona. E não tem nada conspiratório nisso. Só azar mesmo.

Marcio Hoglhammer Moreira
Marcio Hoglhammer Moreira
Reply to  Fábio Mexicano Godoy
13 , Julho , 2019 3:52

bom vc colocar essa explicação aqui, fica com um outro modo de ver a coisa

Fábio Mexicano Godoy
Reply to  Marcio Hoglhammer Moreira
13 , Julho , 2019 14:19

E que se note: eu acho a forma como isso se dá horrível. Não apoio a forma como Google e Facebook lidam com quem gera o conteúdo que lhes dá tráfico em primeiro lugar. Parece que somos todos culpados até prova em contrário, não é? E o pior é que isso encontra respaldo na lei americana: se abrir o link da petição, verá que ela se fez sob o infame DMCA.

É horrível sim, sem dúvida. Mas pelo menos nesse caso não é conspirata.

Quiof Thrul
13 , Julho , 2019 2:57
◘ Munakata ◘
◘ Munakata ◘
13 , Julho , 2019 2:57

Eita.