A maioria dos fãs de anime conhece o Wit Studio , o estúdio que animou séries como Attack on Titan (primeiras 3 temporadas), Great Pretender, Kabaneri of the Iron Fortress, Vivy: Fluorite Eye’s Song e agora mais recentemente Ousama Ranking, e apesar de ser reconhecido pela sua qualidade a situação fiscal do estúdio tem vindo a piorar como o relatório fiscal anual do estúdio a mostrar que as perdas aumentaram mais uma vez.
O WIT Studio, uma subsidiária do conglomerado IG Port, publicou o seu relatório de resultados para o ano fiscal encerrado em maio de 2021. A empresa registou vendas líquidas de 1,23 bilhões de ienes (40,3% menos que no ano anterior), com um perda de 486 milhões de ienes (em comparação com a perda de 116 milhões no ano anterior).
A perda final foi de 501 milhões de ienes (em comparação com uma perda de 173 milhões de ienes no ano anterior), representando uma redução na receita e um aumento no déficit ano após ano. A empresa também informou um déficit de dívida de 866 milhões de ienes.
À medida que o défice da empresa aumentava e esta se tornava cada vez mais insolvente, a IG Port lançou o “Projeto de Gestão Filial” para intervir na gestão da empresa.
Até agora, a IG Port tem respeitado a independência de cada subsidiária e tem deixado a política de gestão nas suas mãos, mas ao intervir na sua gestão, a empresa pretende complementar a equipa de gestão, melhorar o sistema de gestão e retomar a rentabilidade, conforme confirmado nos relatórios sobre o assunto.
Algumas pessoas podem especular que seja por ter abandonado Attack on Titan, mas se isso fosse verdade, a Madhouse estava no topo até hoje, pois seu último sucesso foi One Punch Man, e antes dele, No Game no Life e Hunter x Hunter. O resultado é que hoje Madhouse vive de migalhas com o único diretor disposto a fazer coisas lá com qualidade, o Shingo Natsume, e mesmo assim não são produções que chegam nem aos pés do que o Natsume já produziu.
A Shaft produziu vários Monogataris, e passou por maus bocados recentemente. Nem sempre o sucesso comercial de uma única série determina o sucesso empresarial do estúdio. Na verdade, ao manter a WIT dentro do padrão de criar originais, e não matar os funcinoários de trabalhar em projetos ambiciosos, mas insustentáveis com recursos humanos, a IG Port permitiu que os animadores que são do WIT continuassem, e novos surgissem. Se o WIT continuasse como estava, provavelmente perderia todos os animadores, e se tornaria um estúdio sem contatos internos para atrair gente para trabalhar.
Embora falemos de WIT, a má gestão do WIT é culpa da própria IG Port, que esfolou o estúdio logo no seu nascimento. Um dos maiores erros dos estúdios não é somente má gestão financeira, mas gestão de pessoal, a falta de cuidado e respeito com os talentos que devem ser cultivados, e o exagero de querer mais trabalho, e menos cuidado com a saúde da equipe.
Ferrou.😢🍦
Eu achando que o estúdio estava indo bem com esses novos originais…
Será que ter abandonado SNK tem a ver com isso 🤔?
Pensei q a Wit estava focando nos seus originais para melhorar essa situação… humm será q tem outra coisa por trás?! Espero q a IG.P consiga resolver isto!
Eles precisam fazer parte de um mega sucesso. Vivy vendeu bem, mas pelo jeito nao foi o bastante.
Triste isso, WIT Studio vem entregando só medalhões nos últimos anos (Great Pretender, Vivy: Fluorite Eye’s Song, etc…). Espero que o estúdio se recupere!
Surpreso! O estúdio parece estar numa onda tão boa com produções originais e uma forte parceria com a Netflix.
Bom, se I.G não intervir pode acabar perdendo o studio igual o finado Xebec.
Irônico isso acontecer logo depois de largarem Shingeki no Kyojin kkk.
Karma kkkk
Pelo visto é o começo do fim. Já não basta ter poucos animadores 2D bons, ainda tem isso. Aí com isso está vindo uma chuva de animes em CG ruins.