A Fundação Japão em São Paulo e o Centro Cultural São Paulo realizam, em 12 de julho, a partir das 17h, o ANIME SONG DANCE BATTLE, Conexão Brasil-Japão – Encontro de Breaking, na Sala Adoniran Barbosa, no Centro Cultural São Paulo.
Sob a curadoria dos principais dançarinos de breaking da cena paulistana, como a BGirl Miwa, BBoy Aranha e BBoy Endrigo, este encontro de batalhas de dança e apresentações integra o projeto de difusão do Anime Song Dance.
No dia 12 de julho, a entrada será gratuita e aberta ao público a partir das 17h. A cerimônia será comandada por MC Uiu, ao som dos DJs MiyaB (Brasil) e Keitan (Japão). Na bancada de jurados, BGirl Miwa (Brasil), BBoy Zym (Brasil) e BBoy Atsuki Suzumiya (Real Akiba Boyz – Japão).
O que é Anime Song Dance?
Originado no Japão, o Anime Song Dance é uma recente onda que propõe dança e performance acompanhadas de música de Anime, na qual os movimentos, inspirados nas obras dos Animes e em suas músicas, são incorporadas na dança, através de estilos de Street Dance, como o Breaking, Locking, Popping, passando por Hip Hop (K-POP), danças tradicionais e até mesmo originais.
Tudo começou de forma inusitada, quando integrantes do Real Akiba Boyz, considerado o grupo precursor do movimento, experimentou dançar street dance ao som de música de Anime que tanto gostava. Podemos considerar que o Anime Song Dance surgiu do encontro entre a cultura do Anime e o Street Dance, e não uma evolução dentro do Street Dance em si.
No Japão, acontecem eventos de batalha de dança, nos mesmos moldes do Street Dance, como o Akibaccano e Akiba x Street. Em 2018, o evento de Anime Song Dance “Akiba x Street”, promovido pelo Real Akiba Boyz, foi premiado pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do governo japonês.
SERVIÇO – ANIME SONG DANCE BATTLE, Conexão Brasil-Japão – Encontro de Breaking
- Data: quarta-feira, 12 de julho de 2023
- Início das atividades: 17 horas
- Local: Centro Cultural São Paulo (Sala Adoniran Barbosa)
- Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo (metrô Vergueiro – Linha Azul)
- Entrada gratuita
- Realização: Fundação Japão em São Paulo e Centro Cultural São Paulo
Se eu morasse em SP… iria !