Entre os dias 01 a 04 de maio foi realizada cidade de São Paulo a segunda edição do evento de jogos gamescom latam. Organizada pela Koelnmesse Brasil, subsidiária da Koelnmesse GmbH (a responsável pela marca gamescom), e a Omelete Company (que também organiza a CCXP), o evento foi realizado no Distrito Anhembi.
O evento contou com gigantes da indústria como Nintendo, Niantic, Pokémon Company, ID@Xbox, Warner Bros. Games, Bethesda, Ubisoft, Roblox, SEGA, Bandai Namco, Supercell, Garena, Arc System Works e com demos dos futuros lançamentos Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- The Hinokami Chronicles 2, Garena Delta Force, FragPunk, Double Dragon Revive e Hunter x Hunter: Nen Impact.
A gamescom latam também teve mais de mil empresas, incluindo mais de 200 publishers, negociando com estúdios do Brasil e do resto da América Latina na área B2B do evento e com perspectiva de movimentação em negócios de mais de R$ 1 bilhão. Já em questão de número de públicos, a organização da gamescom latam divulgou que o evento teve 131.854 visitantes.
Sendo realizado no Distrito Anhembi, esta edição da gamescom latam foi realizada em um local mais próximo de uma estação de metrô, que ajudou no deslocamento mais rápido dos transportes que encaminhava o público para o local do evento. A estrutura do evento também melhorou bastante em comparação à edição anterior, com um espaço bem maior para a construção de estandes e dos auditórios, que teve nesta edição espaço para ter 4 painéis ocorrendo ao mesmo tempo no auditório.
Apesar da lista de empresas anunciadas ser volumosa, grande parte dessas estiveram presente apenas com algumas poucas estações com demos de jogos inéditos (caso da Sega e da Arc System Works), outras trouxeram estruturas grandes para jogos já lançados (que foi o caso da Warner Bros. Games) e tem a polêmica envolvendo a Nintendo estar presente no evento e não trazer nenhuma estação do Nintendo Switch 2 (o seu próximo console que tem tido eventos de teste em diversos países). Olhando mais criticamente, fica até parecendo que atualmente os eventos de jogos da America Latina não recebem mais a mesma atenção das empresas em comparação com o período pré-pandemia.
Para mim a questão mais esquisita nesta edição da gamescom latam foi o evento espalhar os jogos indies em todo o pavilhão. Diferente de sua primeira edição, em que os jogos indies foram colocados juntos, desta vez a organização do evento colocou os jogos indies em um tipo de corredor que percorria uma área externa do pavilhão e com os estandes maiores no centro. Praticamente, quem quisesse olhar apenas os jogos indies teria que andar uma grande distância desta área externa para conseguir passar por todos.
Em 2026 a gamescom latam retorna novamente no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 30 de abril e 3 de maio (sendo que no dia 29 de abril será destinado público B2B e convidados).