Entre os dias 26 a 30 de junho foi realizada na cidade de São Paulo a primeira edição da gamescom latam, um evento oficial da gamescom com organização também da Omelete Co. (a mesma empresa que organiza a CCXP no Brasil). Durante cinco dias o evento trouxe novidades, diversão e oportunidades para todos os públicos, desde gamers apaixonados até profissionais da indústria, mas, principalmente, mostrou o potencial da brasileira de jogos.
Logo no primeiro dia do evento teve o gamescom latam countdown 2024, um show de abertura apresentado pelo jornalista, produtor de conteúdo e apresentador brasileiro Tiago Leifert com diversas novidades da indústria. Um dos destaques ficou para um trailer do jogo Dragon Ball: Sparking! ZERO, que foi exibido dentro da gamescom latam junto do lançamento mundial. Outro destaque foi a presença, direta ou indireta, das principais empresas de jogos. A Nintendo tinha o maior estande dentro do evento e trouxe um espaço para o jogo Luigi’s Mansion 2 HD, que estava sendo lançado no final de semana da gamescom latam. Já a Ubisoft tinha uma espaço volumoso mas com ativações fotográficas de seus futuros lançamentos, como o novo Assassin’s Creed: Shadows.
O evento ainda trouxe alguns formatos de palestras da época do Big Festival, com três palcos em um espaço unificado e com conteúdos sendo realizados ao mesmo tempo e com o público podendo escolher o que queria acompanhar através de um fone via rádio que transmitia o áudio dos palcos em canais separados. Por outro lado, mesmo que o line-up de palestras tenha bastante conteúdo da indústria de jogos brasileiro, acabou sendo um pouco decepcionante que esta primeira edição do evento não tenha nenhum convidado internacional com real peso na atual indústria de jogos palestrando.
Quando foi anunciado que a gamescom latam iria substituir o Big Festival houve um receio de parte da indústria brasileira e do público sobre como o novo evento iria abordar a principal competição de jogos independentes brasileiro. O Big Festival foi mantido dentro da gamescom latam como uma área central no pavilhão do São Paulo Expo, talvez a maior área dentro da gamescom latam, e com os jogos indies que participaram da competição.
Os jogos brasileiros também ganharam destaque nos estandes da Abragames e no estande oficial do governo do estado de São Paulo, com jogos brasileiros que estão em desenvolvimento. A organização da gamescom latam também realizou no gamescom latam palco quest sponsored by The Enemy um painel especial em estilo de conferência com diversos jogos brasileiros. Uma coisa legal do evento antecessor a gamescom latam foi o retorno de espaço próprio para artistas visuais independentes, mas que tivessem suas artes relacionadas à temática de jogos.
Infelizmente a gamescom latam acabou falhando na questão do preço de seu ingresso. Não sei se o uso do nome da marca do evento ou da estrutura do São Paulo Expo podem ter elevado o preço dos ingressos, porém a gamescom latam cobrou um preço próximo do primeiro lote da CCXP e acima do ingresso cobrado pelo evento concorrente (a Brasil Game Show). A organização revelou que vendeu todos os ingressos disponíveis, porém não foram revelados números totais de ingressos vendidos.
Em 2025 a gamescom latam será realizada entre os dias 30 de abril a 04 de maio, mas no Anhembi. A expectativa agora será se o novo local vai possibilitar um barateamento no preço dos ingressos em um valor que pode trazer mais público para o evento.