Cosplayers contra o lixo marinho

Combate o lixo marinho e ganha uma viagem ao Japão

O comité do World Cosplay Summit (WCS) em comunicado ao OtakuPT revelou que faltam apenas dois meses para o fim do “Cosplay de Umigomi ZERO Award”, uma iniciativa que pretende reunir os cosplayers de todo o mundo para a sensibilização do problema do lixo marinho. Podem participar aqui.

Podem ganhar até 1 milhão de ienes e uma ida ao Japão. O World Cosplay Summit (ou simplesmente WCS) é considerado o maior concurso de cosplay do mundo com eliminatórias em Portugal e Brasil.

Cosplayers contra o lixo marinho

Os cosplayers podem enviar a sua participação até ao dia 31 de março sob duas categorias.

Sendo a primeira a categoria Ação, na qual os cosplayers devem apresentar as suas atividades relacionadas com a redução de lixo marinho. A segundo é a categoria Figurino, que premia métodos de criação de cosplays que respeitam o meio ambiente

Este prémio tem o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o problema do lixo marinho, graças aos cosplayers, que têm uma forte consciência ambiental e uma grande capacidade de transmitir essa mensagem. Um comité composto por membros da secretaria e especialistas em lixo marinho, além de pessoas líderes na indústria de mangás, animes e jogos, selecionará as melhores iniciativas e concederá uma quantia de até 1 milhão de ienes em fundos para a atividade.Todos os premiados serão convidados para o World Cosplay Summit que vai acontecer no Japão no verão de 2020.

No site oficial podemos ler:

Mares e oceanos agora estão a sofrer, gritando um grito silencioso. Heróis e heroínas, as ações individuais de cada um de vocês estão ligadas à preservação dos nossos mares preciosos para o futuro. O problema do lixo marinho continua a piorar em todo o mundo. Diz-se que até 2050 a quantidade de resíduos oceânicos, principalmente de plástico, representará mais massa no oceano do que peixes. Aproximadamente 80% do lixo marinho atinge os mares pelos rios dos continentes e as suas cidades. Para reduzir o lixo marinho, é necessário agir nas cidades e não apenas nos mares, facto que não é amplamente conhecido. Para elaborar medidas com urgência, um novo projeto começou para combater o problema do lixo marinho.

Por favor, ajude-nos a ampliar o círculo de ações que protegem os nossos mares com a força dos cosplayers de todo o mundo, para que todos possamos tirar fotos em belos locais.

Anúncio dos resultados: Comunicação aos premiados entre abril e maio de 2020, com anúncio público previsto para agosto de 2020.

Categoria de ação

Submissão de atividades e iniciativas realizadas com uma meta estabelecida em 2020 com o objetivo de abordar o lixo marinho, como exemplos de atividades relacionadas à redução do lixo marinho ou iniciativas de consciencialização sobre o lixo marinho, enviadas por cosplayers de todo o mundo.

  • Prémio principal 1 milhão de ienes
  • Segundo prémio 500.000 ienes
  • Terceiro prémio 300.000 ienes
  • Prêmio do júri especial 100.000 ienes

Categoria Figurino

Submissão de cosplays de cosplayers conscientes da redução, reutilização e reciclagem de resíduos que, de outra forma, poderiam tornar-se lixo marinho na criação dos trajes, como métodos para criar trajes que reduzam a quantidade de resíduos ou a criação de trajes utilizando materiais reciclados.

  • Grande prémio 200.000 ienes
  • Segundo prémio 100.000 ienes
  • Terceiro prémio 50.000 ienes
  • Prémio do júri especial 50.000 ienes

O método de aplicação e outros detalhes estão publicados no site oficial do “Cosplay de Umigomi ZERO

https://en.umigomi-cosplayaward.com/

Juízes

麗華 / Reika

Cosplayer e presidente da 12 Company Inc.

Cosplayer do Japão que não é apenas ativa naquel país, mas também participou em muitas convenções no exterior ao longo dos anos, incluindo Portugal. Ela foi convidada para eventos em mais de 50 países na Ásia, Europa e Américas, onde ela foi juiz em competições internacionais de cosplay. Ela também atua como palestrante em oficinas de cosplay nas quais ensina sobre maquilhagem, perucas e outros acessórios. A sua gama de atividades é ainda maior no Japão, onde ela faz figurinos para empresas e produz eventos, além de atuar como MC.

Yasuhiko Hotta

Diretor do Programa e investigador sénior do Consumo Sustentável e Área de Produção (SCP)

Diretor da Mesa-redonda da Ásia-Pacífico para consumo e produção sustentáveis (APRSCP)

Membro do comité internacional da Sociedade Japonesa de Ciclos de Materiais e Gestão de resíduos

Depois de ocupar posições como assistente no projeto Iniciativa de Pesquisa de Emissões Zero da Universidade das Nações Unidas ou investigador no Mitsubishi Research Institute, Inc. (campo de políticas de produção), ele trabalha no IGES desde setembro de 2005.

Além destes juízes, também é esperado que haja líderes da indústria de mangás, animes e jogos no júri.