Destaque Cosplayer: Sophie ART

Sofia vive no Porto e é profissional na área da saúde. Mesmo dando prioridade aos seus estudos, e agora à sua vida profissional, desde 2007 que o seu hobby predilecto é o cosplay. Além de todo o processo criativo, Sophie ART participa também em competições de cosplay como jurada, realiza photoshoots de cosplay como modelo e também como fotógrafa, e faz workshops de cosplay.

 

– Pergunta da praxe, como descobriste o cosplay?

Desde muito nova que gosto de videojogos e de animação japonesa e na altura uma amiga com os mesmos interesses falou-me sobre um meet de cosplay. Procurei saber mais sobre este hobby e fiquei especialmente interessada em todo o processo criativo envolvido, uma vez que sempre me senti ligada à vertente artística. Decidimos ambas ir ao meet e foi nessa sequência que fiz o meu primeiro fato, com imensa ajuda da minha avó.

 

– Qual foi o teu primeiro fato? E quando?

O meu primeiro cosplay foi de Rakka de Haibane Renmei, no Cosplay Photoshoot em 2007.

 

– Já tinhas algum conhecimento de costura quando fizeste o teu primeiro fato?

Muito pouco, dai ter contado imenso com a ajuda da minha avó.

 

– Que dica gostavas que te tivessem dado quando embarcaste no mundo do cosplay?

Sinceramente, acho que fui recebendo várias dicas importantes ao longo destes anos. Sou uma pessoa receptiva a novas aprendizagens e, felizmente, fui e vou contando com o apoio de vários amigos, família e outros artistas que admiro.

 

– E que dica darias, então, a alguém que quisesse começar agora?

A principal dica que posso dar é que procurem sempre divertir-se! O cosplay é um hobby muito criativo e com um enorme potencial de aprendizagem. Porque não tirar o melhor proveito possível disso, com uma perspectiva positiva até ao resultado final? E seja qual for o objectivo de cada um com o seu cosplay, fazer um photoshoot, usar para um evento ou até participar numa competição, acho que o mais importante é que a pessoa se divirta ao fazê-lo!

 

-Escolhe uma equipa: crafting, costura ou caracterização?

Costura, sem dúvida alguma!

 

– Qual foi o fato que te deu mais gozo costurar até agora?

Sinceramente, todos os meus fatos me deram um enorme prazer ao concretizar mas o mais desafiante foi o de Alice Baskerville de Pandora Hearts.

 

– Tens algum tutorial de costura feito por ti?

Tenho um álbum de WIP (work in progress) na minha página com várias fotografias da construção de alguns elementos dos meus fatos e dicas específicas.

Vejam aqui o álbum da Sophie: link

 

– Quais são os teus planos para um futuro próximo?

Os meus planos para um futuro próximo não estão muito bem definidos… Pretendo concretizar mais alguns projectos, consoante a minha actividade profissional o for permitindo e tenho também vários fatos já terminados, com os quais ainda gostaria de tirar fotografias. Se continuar a receber convites para ser jurada em concursos de cosplay ou apresentar workshops em eventos, é algo que pretendo continuar a aceitar, pois também tenho gostado imenso desta experiência, durante os últimos anos. Também adoro fazer photoshoots a outros cosplayers e espero ter mais oportunidades nesse sentido.

 

– Onde podemos seguir o teu trabalho?

“Quero agradecer imenso aos que têm acompanhado o meu trabalho como cosplayer e desejar bons projectos para este ano a todos os restantes artistas!”

 

 

 

 

Fotografias de NMVP e Linkster art.

Se são cosplayers e gostavam de mostrar o vosso trabalho aqui no site basta entrarem em contacto através do email admin@otakupt.com.

 

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.