A Bandai emitiu um comunicado oficial alertando os consumidores para o crescente problema das imagens de figuras anime geradas por inteligência artificial que utilizam indevidamente os logótipos da empresa. O aviso surge na sequência de várias consultas de fãs, especialmente depois de uma publicação da conta oficial do Google Gemini no Twitter.
Embora a empresa japonesa não tenha condenado formalmente a arte criada por IA, pede a quem pretende partilhar este tipo de conteúdo online que “tenha extrema cautela”. A Bandai solicita especificamente aos utilizadores de inteligência artificial que se abstenham de publicar imagens que possam ser confundidas com produtos legítimos da marca, evitando assim enganar os consumidores.
A empresa sublinha que, dependendo das circunstâncias, estas práticas podem constituir violação de direitos de autor ou outras infrações similares. O problema ganhou maior visibilidade quando a conta oficial do Google Gemini partilhou imagens que incluíam uma figura embalada com um logótipo quadrado vermelho e texto branco na caixa.
From photo to figurine style in just one prompt.
People are having fun turning their photos into images of custom miniature figures, thanks to nano-banana in Gemini. Try a pic of yourself, a cool nature shot, a family photo, or a shot of your pup.
Here’s how to make your own 🧵 pic.twitter.com/e3s1jrlbdT
— Google Gemini App (@GeminiApp) September 1, 2025
Apesar do texto do logótipo ser diferente, a silhueta e o layout podiam facilmente ser confundidos com o conhecido logótipo “BANDAI” à distância. Esta semelhança visual é precisamente o tipo de situação que a empresa quer evitar.
O comunicado da Bandai não representa uma posição contra a tecnologia de inteligência artificial em si, mas sim uma tentativa de proteger tanto a marca como os consumidores de possíveis fraudes. A empresa reconhece que a crescente sofisticação das ferramentas de IA torna cada vez mais difícil distinguir entre produtos reais e falsos.
Para ajudar os fãs a evitarem ser vítimas de possíveis burlas, a Bandai encoraja as pessoas a verificarem sempre a sua página oficial para obterem informações legítimas sobre produtos. Esta medida preventiva torna-se cada vez mais importante num mercado onde as imagens geradas por IA podem parecer surpreendentemente realistas.