Google presta homenagem ao japonês Hirotugu Akaike

Google homenageia Hirotugu Akaike com um doodle

1

Hoje, dia 5 de Novembro de 2017, a Google decidiu prestar homenagem ao japonês Hirotugu Akaike com um doodle que comemora o 90º aniversário deste génio da estatística.

Nascido em 1927, Hirotugu Akaike veio a falecer em 2009 com 81 anos tornando-se conhecido pelo Critério de Informação Akaike, geralmente abreviado como AIC.

Akaike destacou-se ao criar um modelo de um conjunto de opções que vão medir o quão perto os resultados de uma análise estatística estão da verdade (hipotética). Quem trabalha em análise estatística certamente já se interrogou múltiplas vezes sobre o real impacto da inclusão de várias variáveis e Akaike com a criação do AIC teve como objetivo garantir que o modelo em si seja preciso ao medir os medidores.

Ao bom estilo japonês onde a experiência é um fator primordial ele chegou mesmo a comprar uma scooter para passear pelo famoso Monte Fuji e assim adquirir presencialmente uma sensação direta de vibrações aleatórias que lhe permitia pessoalmente diferenciar entre as vibrações provocadas por estradas normais e as vibrações provocadas por caminhos mais irregulares.