Pelo 8º ano consecutivo o número de nascimentos no Japão caiu para um novo mínimo e já aqui falamos que o governo japonês vai tomar “medidas sem precedentes” para lidar com o declínio da taxa de natalidade.
Uma dessas medidas vem do governo Governo Metropolitano de Tóquio que vai lançar no Verão a sua própria app de encontros. Muitas localidades estão a trabalhar para promover a “actividade matrimonial” num contexto de declínio das taxas de natalidade, mas, segundo o Governo, o desenvolvimento de uma aplicação é raro. Para aumentar a fiabilidade da app, o governo vai exigir aos participantes na app prova de que são solteiros e rendimentos.
Segundo o governo, para se registarem é necessário apresentar, além de um documento de identificação com fotografia, um certificado de estado de solteiro ou uma cópia do livro de família. Também é necessária uma entrevista prévia, e quinze dados pessoais, como altura, desempenho académico, emprego, vencimento, etc., que deverão ser inseridos previamente para que a outra parte possa vê-los. Entretanto, também está a ser avaliada a opção a cobrar por este serviço.
A razão deste registo mais rigoroso é “evitar problemas” como crimes e declarações falsas, segundo o governo. A presença de aplicações de matchmaking como local de encontro é cada vez maior, com o governo a afirmar:
Se há muitas pessoas que estão interessadas, mas não se conseguiram casar, queremos apoiá-las. Esperamos que as pessoas que tinham dúvidas sobre as aplicações convencionais deem o primeiro passo nas suas atividades matrimoniais com uma sensação de segurança graças ao Governo.
A apresentação de comprovativo de vencimentos, como certidões de retenção na fonte, também é obrigatória. O governo orçamentou aproximadamente 200 milhões de ienes no ano fiscal de 2023 e 300 milhões de ienes no ano fiscal de 2024 para projetos de promoção do casamento, incluindo o desenvolvimento de aplicativos.
ala sua chance de conseguir uma namoradinha asiatica….