Mais...
    InícioJapãoNúmero de nascimentos no Japão atinge mínimo recorde em 2023

    Número de nascimentos no Japão atinge mínimo recorde em 2023

    Governo do Japão vai tomar "medidas sem precedentes" para lidar com o declínio da taxa de natalidade

    Pelo 8º ano consecutivo o número de nascimentos no Japão caiu para um novo mínimo no ano de 2023, refletindo o enorme problema que o país enfrenta relativamente à sua baixa natalidade.

    O número de nascimentos caiu 5,1% em relação ao ano anterior, para 758.631, enquanto o número de casamentos caiu 5,9%, para 489.281 – pela primeira vez em 90 anos, o número caiu abaixo de 500.000 – prenunciando um declínio adicional na população uma vez que os nascimentos não matrimoniais são raros no Japão.

    Quando questionado sobre estes dados um porta-voz do governo do Japão revelou que o governo vai tomar “medidas sem precedentes” para combater o declínio da taxa de natalidade, prometendo assim uma expansão dos cuidados infantis e a promoção de aumentos salariais para os trabalhadores mais jovens.

    O secretário-chefe de gabinete, Yoshimasa Hayashi, afirmou:

    O declínio da taxa de natalidade está numa situação crítica. Os próximos seis anos até 2030, quando o número de jovens diminuirá rapidamente, serão a última oportunidade para inverter a tendência.

    O primeiro-ministro, Fumio Kishida, apelidou a tendência de “a crise mais grave que nosso país enfrenta”, consciente do potencial impacto social e económico e das pressões sobre as finanças públicas que um declínio na natalidade implica.

    Instituto Nacional de Pesquisa Populacional revelou que prevê que a população do Japão provavelmente diminua cerca de 30%, para 87 milhões, até 2070, com quatro em cada 10 pessoas com 65 anos ou mais.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares