Japão vai prolongar por mais 1 mês o estado de emergência em Tóquio

State of emergency to be extended japan

A indústrias anime contrariamente ao ano passado parece ter conseguido reagir bem à nova declaração do estado de emergência em Tóquio a meio de janeiro de 2021, mas aparentemente vem aí um desafio maior com o governo japonês a revelar que pretende prolongar por mais 1 mês esse estado de emergência que engloba as prefeituras de Tóquio, Osaka, Hyogo, Kyoto, Aichi, Fukuoka, Gifu, Saitama, Kanagawa e Chiba.

Embora a taxa de novas infeções por COVID-19 tenha caído, a proporção de idosos entre os infetados aumentou. O governo japonês planeia declarar amanhã oficialmente a prorrogação, após ouvir a opinião de um painel de especialistas.

Das 11 prefeituras afetadas pela declaração original de janeiro, o governo planeia suspender o estado de emergência apenas na prefeitura de Tochigi, a norte de Tóquio. O atual estado de emergência dura até domingo, 7 de fevereiro, e uma extensão de um mês pode definir 7 de março como a nova data de término.

O atual estado de emergência começou inicialmente em Tóquio e nas prefeituras vizinhas de Saitama, Kanagawa e Chiba dia 8 de janeiro. O governo japonês expandiu o estado de emergência para mais sete prefeituras a 13 de janeiro.

O estado de emergência cobre oito das dez prefeituras mais populosas do Japão e mais de metade da população do Japão.

O atual Estado de Emergência pede aos moradores que não saiam desnecessariamente a partir das 20 horas da noite e tem como objetivo que 70% da força de trabalho trabalhe a partir de casa. Negócios noturnos, como izakayas e restaurantes, bem como lojas e instalações de entretenimento, foram solicitados para fechar às 20h. Os eventos foram limitados a 5.000 participantes ou metade da capacidade, dependendo do local e do que for menor.

FONTENHK World
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.