Mais...
    InícioJapãoUma em cada quatro mulheres japonesas tem mais de 70 anos

    Uma em cada quatro mulheres japonesas tem mais de 70 anos

    Japão é o país com mais idosos, Portugal fica em 3º lugar

    Uma em cada quatro mulheres japonesas tem mais de 70 anos

    Há muito tempo que o Japão vem a travar uma batalha contra o envelhecimento da sua população, ainda o ano passado o país registou o nível mais baixo de sempre de nascimentos desde que se começou a registar em 1899, e foram agora revelados alguns dados relativamente a este ano.

    Ficamos assim a saber população geral de japoneses com mais de 65 anos aumentou em 300.000 este ano para um recorde de 36,17 milhões. Para colocar isto em contexto, se tirarmos 1 milhão é quase toda a população do Canadá e representa cerca de 28,7% da população japonesa.

    Dividindo isso por sexo, 31,6% de todas as mulheres japonesas são idosas, assim como 25,7% dos homens japoneses.

    No entanto, o aumento de pessoas com mais de 70 anos foi ainda mais acentuado com 780.000 novos septuagenários desde o ano passado. Com isso, as mulheres japonesas atingiram um novo marco: uma em cada quatro mulheres japonesas tem agora mais de 70 anos. Isso significa que uma mulher japonesa tem agora mais do que o dobro de probabilidade de ter mais de 70 do que ser canhota.

    Perante isto, não deve ser surpresa que o Japão seja o líder mundial em idosos, seguindo-se a Itália com 23,3% e para surpresa de muitos Portugal com 22,8%.

    A questão mais urgente desta população em envelhecimento é como sustentar as suas despesas de vida e despesas médicas. Como não há jovens suficientes para pagar os planos de pensão e saúde, a única alternativa parece ser os idosos trabalharem até idades cada vez maiores.

    Como tal, a população idosa que trabalha no Japão tem aumentado nos últimos 16 anos e este ano também atingiu um recorde. Este ano, 8,92 milhões de idosos ingressaram ou permaneceram no mercado de trabalho. Cerca de 77% desses trabalhadores têm empregos a tempo parcial, com pesquisas a sugerir que muitos preferem os horários flexíveis.

    Isto ainda representa apenas 13,3% da enorme população sénior total do Japão, e o governo espera expandir drasticamente essa situação até 2040. É quando a geração do “segundo baby boomer”, nascida entre 1972 e 1974, chegará à velhice e elevar o número total de idosos para mais de 35% da população japonesa.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    3 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    3 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Carlos santos
    Carlos santos
    26 , Setembro , 2020 2:51

    duvido ter um boom de natalidade no país,os japoneses trabalham demais e a situação economica do país é deploravel

    Soto
    Soto
    26 , Setembro , 2020 2:51

    É incrível… algumas mulheres com 50 anos, aparentam ter 30 a 40 anos; já os homens ficam com a cara do Happosai de Ranma 1/2.

    owariyu
    owariyu
    28 , Setembro , 2020 3:31

    Se me derem o visto, ajudo a economia fazendo 3 filhos com uma nipônica!
    Hahaha

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares