No início desta semana, a Game Freak e a Nintendo anunciaram que começarão a banir permanentemente os jogadores de Pokémon Sword e Pokémon Shield que se desconectam intencionalmente das batalhas para manipular a sua classificação. A notícia surgiu da exploração de uma falha, de modo a impedir que as perdas fossem contadas na pontuação do jogador.
No início deste mês, começaram a espalhar-se notícias sobre um bug que permitiria aos jogadores derrotados desconectar-se da batalha logo antes da vitória, desta forma impedindo a derrota, ou a conquista de pontos pelo vencedor. A falha é usada ao desligar a Nintendo Switch no modo de suspensão, desconectando ambos os jogadores instantaneamente.
A Game Freak, promete cortar o mal pela raiz e, a partir desta semana, os jogadores serão culpados por esta má conduta nas batalhas por rank. Durante estas batalhas online, o jogador, mesmo sem intenção, corre o risco de ser banido permanentemente de todos os recursos online. Estes também incluem as trocas e raids.
Segundo a empresa, estarão estritamente atentos ao número de desconexões, de modo a garantir que os jogadores possam continuar se divertindo de maneira justa.