Reki Kawahara presenteou o mundo com duas novels que rapidamente adquiriram o estatuto de culto, são elas Accel World e Sword Art Online.
Ambas acabaram por ser adaptadas para série anime em 2012, Accel World pela Sunrise e Sword Art Online pelos estúdios A-1 Pictures, sendo que a série anime de Sword Art Online ganhou uma popularidade incrível chegando nesse mesmo ano a ser considerada o melhor anime nos OtakuPT Awards 2012 e arrecadando também o prémio de melhor personagem feminino.
Sword Art Online tem uma história curiosa, começou de forma gratuita na Internet sendo que o autor utilizou o pseudónimo Fumio Kunori. Enquanto ele escreveu os dois primeiros arcos de graça, Reki Kawahara teve tempo de submeter à Dengeki a obra Accel World, acabando por ganhar publicação na ASCII Media Works. Mais tarde perguntaram a Kawahara se também podiam publicar Sword Art Online, tendo ele concordado.
O que muitos podem desconhecer é que Accel World e Sword Art Online se desenrolam no mesmo universo, mas em espaços temporais diferentes, ou seja, a história de Sword Art Online desenrola-se em 2022 e Accel World acontece em 2046. Pelo que era de esperar que mais tarde a Bandai Namco Entertainment junta-se as duas franquias no mesmo jogo, algo que aconteceu o mês passado com Accel World VS Sword Art Online: Millennium Twilight.
Accel World VS Sword Art Online é um jogo muito Sui generis pois é vocacionado para um nicho de jogadores muito próprio e consequentemente mais pequeno, aliás, a própria Bandai Namco Entertainment tem perfeitamente noção disso e o jogo tem valores de produção e marketing claramente inferiores ao muito bem recebido Sword Art Online: Hollow Realization.
Não necessitam obrigatoriamente de conhecer as duas franquias em Accel World VS Sword Art Online pois o jogo esforça-se por ir apresentando os personagens e histórias, o que obrigatoriamente dá origem a algumas sequências de diálogo um pouco monótonas. Mas quem conhecer tanto Accel World como Sword Art Online vai ter sem dúvida uma experiência de jogo significativamente melhor, basta conhecerem o background de algumas personagens para compreenderem algumas dinâmicas entre personagens e certos comportamentos, que poderão parecer estranhos a quem nunca conheceu as franquias.
Na história de Accel World VS Sword Art Online: Millennium Twilight vemos uma interpelação dos dois mundos de Accel World e Sword Art Online. Temos uma personagem que surge de um futuro distante que rapta e prende Yui e após uma batalha de Black Lotus contra Asuna e Kirito, Kuroyukihime apercebe-se que estava a ser enganada e junta-se aos personagens de Sword Art Online. Juntos vão inicialmente vasculhar aquele estranho mundo à procura dos amigos de kirito que não conseguiram fazer logout.
Vamos assim controlar equipas de 3 personagens com elementos das duas franquias sendo que cada um tem os seus próprios poderes, os elementos de Accel World são rápidos e possuem ataques de maior frequência enquanto que os de Sword Art Online têm a possibilidade de voar livremente, o que introduz uma mecânica de jogo bem interessante que inicialmente apresenta uma ligeira curva de aprendizagem mas que facilmente passam a dominar.
No que toca a combate não vão ter a profundidade presente num Sword Art Online: Hollow Realization, mas mesmo assim contra bosses vão ter na mesma que pensar estrategicamente. O combate de Accel World VS Sword Art Online faz lembrar em parte o género de jogos musou, no sentido em que é bem simplificado e não vão ter uma miríade de botões a pressionar.
No que toca a gráficos Accel World VS Sword Art Online sofre do típico handicap nipónico, ou seja, foi pensado para correr bem em dispositivos com menor poderio gráfico (PS Vita) e tal é depois notório quando chega à poderosa PS4 Pro.
Deixo aqui o meu livestream para terem uma melhor ideia do que esperar deste Accel World VS Sword Art Online: Millennium Twilight.
Accel World VS Sword Art Online é assim um jogo claramente vocacionado para os fãs de Accel World e Sword Art Online sendo que quem não conhece as franquias vai ter alguma dificuldade, e enquanto que no Japão muitos vão adquirir o jogo no ocidente o jogo terá sem duvida mais algumas dificuldades.