Durante o primeiro dia da GDC 2022 a AMD transmitiu o evento “Next-Generation Image Upscaling for Games”.
Embora não tenha cedido a sua transmissão (para já), adaptou o seu “website” no GPUOpen com diversas informações sobre a sua tecnologia.
Para começar além de especificar a mesma nos dispositivos gráficos da sua marca, também fez o mesmo com a sua concorrente. A AMD indica que a AMD FSR 2.0 será mais exigente nas placas gráficas quando comparado com a sua versão anterior. Como vai usar técnicas temporais era mais que esperado, contudo a empresa indica que os jogos não só receberão taxas de fotogramas mais elevadas como a sua qualidade de imagem é bastante superior mesmo em placas gráficas de perfil baixo.
Além de indicar que a AMD FSR 2.0 vai suportar as arquiteturas da NVIDIA desde a Pascal (Série GTX 1000) até a atual, ou seja, Ampere (série 3000), também vai estar disponivel das consolas Xbox Series. Para já desconhecemos se o “GDK” da PlayStation 5 também a vai receber de futuro.
Tal como a sua antecessora, a AMD FSR 2.0 suporta quatro modos. Contudo, desta vez a AMD forneceu um quadro que revela quer as resoluções de entrada como de saída.
A AMD foi ainda mais longe e indica que os jogos que atualmente desfrutam da tecnologia concorrente, ou seja, NVIDIA DLSS 2.x, apenas necessitarão de um máximo de três dias, até que seja implementada a AMD FSR 2.0 nos mesmos. Quanto a jogos que não possuam “motion vectors” ou resoluções de exibição/renderização desacompassadas poderão levar até um cerca mês (ou mais) até que sejam implementadas.
A AMD FSR 2.0 vai receber lançamento durante o terceiro trimestre de 2022. A tecnologia será também fornecida em código aberto através do website “GPUOpen“. Quanto à disponibilidade na consolas Xbox Series, a AMD não forneceu datas ou janelas de lançamento específicas.