crime spotted on BBC Breakfast this morning…
— Chris Brandrick (@brandrick.bsky.social) 2025-07-14T11:19:02.316Z
O programa BBC Breakfast recentemente publicou uma reportagem sobre o crescente interesse do mercado em jogos retro, com uma entrevista com o CEO da The Association for UK Interactive Entertainment (UKIE), o Professor Nick Poole OBE.
No entanto, o segmento não foi propriamente bem recebido online, a maioria das pessoas acabou por ignorar o conteúdo e concentrou-se apenas num único e evidente e bizarro erro na disposição dos adereços utilizados para ilustrar a reportagem.
Caso não tenham reparado, durante o segmento alguém cometeu o erro de inserir um cartucho de Super Mario Bros. da NES numa Super Nintendo, um gesto que acabou por prejudicar a credibilidade do assunto e que gerou imensas reações nas redes sociais.
Após a emissão, um porta-voz da UKIE esclareceu como ocorreu este erro e explicou ao VGC que, embora Poole tenha fornecido os adereços, não foi o responsável por montá-los no estúdio.
Para ser totalmente transparente, a equipa de estúdio montou a exibição no local de forma independente e foi responsável pela colocação das consolas. Infelizmente, não conseguimos corrigir o erro durante a transmissão em direto.
Para dar o benefício da dúvida, é possível que este incidente não tenha sido um caso de desconhecimento por parte da equipa do estúdio da BBC sobre a diferença entre a NES e a Super Nintendo, mas sim de alguém a improvisar uma forma de mostrar melhor a capa do cartucho e subestimou a atenção ao detalhe por parte do público.
Mas isto incomoda quem? Quem gosta de jogos já sabe que os media tradicionais não dão uma para a caixa quando tocam no assunto.
O problema, por vezes, é como a desinformação se torna verdade. Um bom exemplo foi com o jogo Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, onde no final do jogo somos bombardeados com medo, insegurança sobre este assunto. Realmente é incrível como o Kojima previu o futuro nos media e as redes sociais quando nem sequer existiam.
Mesmo com as redes sociais e a informação toda a que temos acesso, quando se fala em videojogos num noticiário qualquer caímos sempre no disparate, na perguntinha ignorante das “Cristinas Ferreiras” da vida, na conversa do filho de 10 anos que também joga… Entristece-me. Não avançámos nada. Remete-me sempre para a noticia de 2005 da “Playstation Pornable”, que já devia soar a uma coisa pré-histórica. https://www.youtube.com/watch?v=1VP5Byj5cFU&pp=ugMICgJlbhABGAHKBRRQbGF5c3RhdGlvbiBQb3JuYWJsZQ%3D%3D