Mais...
    InícioJogosCocriador de Sonic The Hedgehog condenado a 2.5 anos de prisão

    Cocriador de Sonic The Hedgehog condenado a 2.5 anos de prisão

    Yuji Naka screenshot

    Um tribunal de Tóquio proferiu hoje a sentença do programador e diretor de jogos Yuji Naka por enriquecimento ilícito utilizando informações privilegiadas. O tribunal seguiu as indicações da acusação e condenou Yuji Naka a uma pena de 2,5 anos de prisão, suspensa por quatro anos. Se Naka permanecer com bom comportamento por quatro anos, não vai cumprir pena na prisão.

    Além disso, Naka foi multado em 2 milhões de ienes, com uma penalidade adicional de 171 milhões de ienes, totalizando 173 milhões de ienes.

    A promotoria tinha declarado anteriormente que Naka “não tinha sentimentos de remorso” pelo crime e “cometeu o crime com clara intenção maliciosa”.

    A defesa, por outro lado, pediu a redução da multa e suspensão da pena. O próprio Naka pediu desculpa, afirmando que lamentava “prejudicar a justiça e a credibilidade do mercado”.

    Tal como noticiámos anteriormente Yuji Naka, o co-criador de Sonic The Hedgehog, foi preso em novembro de 2022 por enriquecimento ilícito utilizando informações privilegiadas à volta do desenvolvimento do jogo Dragon Quest Tact, tendo já admitido que violou a Lei de Instrumentos Financeiros e Câmbio.

    O Ministério Público do Distrito de Tóquio prendeu Naka pela primeira vez a 18 de novembro por suspeita de uso de informações privilegiadas. A prisão estava relacionada com as prisões do ex-funcionário da Square Enix, Taisuke Sasaki, e o seu conhecido Fumiaki Suzuki. Sasaki e Suzuki supostamente investiram na empresa após saberem que ela estava a desenvolver o jogo para smartphones Dragon Quest Tact em colaboração com a Square Enix.

    O mesmo Ministério Público prendeu Naka pela segunda vez a 7 de dezembro, sob suspeita de negociação com informações privilegiadas ou compra/venda de ações com base em informações não públicas. Enquanto ainda estava na Square Enix, Naka supostamente investiu na Ateam, produtores do jogo mobile Final Fantasy VII The First Soldier da empresa, antes do anúncio do jogo. O ex-funcionário da Square Enix, Taisuke Sasaki, também foi preso novamente pelo mesmo motivo. Eles são suspeitos de comprar cerca de 120.000 ações da Ateam por cerca de 144,7 milhões de ienes.

    Naka entrou para a Square Enix em janeiro de 2018 e saiu da empresa no final de abril de 2021. Ele tinha declarado na época que não podia explicar o motivo, mas falaria sobre isso publicamente quando chegasse a hora. Naka revelou em abril de 2022 que tinha entrado com um processo contra a Square Enix por supostamente a empresa o remover do cargo de diretor do jogo Balan Wonderworld seis meses antes do lançamento do jogo.

    Naka trabalhou por 22 anos na Sega. Ele é o ex-chefe da Sonic Team e programador principal dos jogos Sonic the Hedgehog originais. Ele também trabalhou em jogos como Nights into Dreams e Phantasy Star Online enquanto estava na Sega.

    Naka é o presidente e CEO da empresa da produtora de jogos PROPE, que fundou em 2006 após deixar a Sega. Na PROPE, ele trabalhou em jogos como Fishing Resort, Buddy Monster e Legend of Coin.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares