Mais...
    InícioJogosConectores de placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 5090 Founders Edition derretem

    Conectores de placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 5090 Founders Edition derretem

    RTX 5090FE Molten 12VHPWR
    byu/ivan6953 innvidia

    Dois utilizadores das placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 5090 Founders Edition relataram que os conectores de alimentação das suas placas gráficas e das suas fonte de alimentação ficaram derretidos.

    Este incidente é reminescente ao que assistimos e continuamos a assistir com as placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 4090, onde a NVIDIA atribuiu o problema aos próprios utilizadores e ao facto não terem ligado corretamente o cabo 12VHPWR à fonte de alimentação.

    Um dos utilizadores relatou no Reddit que fez um upgrade de uma RTX 4090 para uma RTX 5090 e notou um cheiro a queimado a jogar Battlefield 5, antes de desligar o seu PC e encontrar os danos. As imagens mostram o plástico queimado quer na extremidade da fonte de alimentação como do conector de alimentação, algo que nunca aconteceu antes. Contudo, refere que o cabo que ligou é da MODDIY, uma fabricante popular de cabos personalizados, e o autor do post afirma que foi ligado corretamente com cliques em ambos os lados e foi utilizado por mais de dois anos na sua RTX 4090.

    À partida a culpa é do cabo da MODDIY, mas o YouTuber espanhol Toro Tocho relatou o mesmo incidente com o mesmo modelo de placa gráfica, mas com o cabo fornecido pelo fabricante da sua placa gráfica.

    A NVIDIA introduziu originalmente o conector de alimentação 12VHPWR nas placas gráficas da série RTX 4000, e as fontes de alimentação também foram lançadas para suportar a nova norma. A RTX 4090 Founders Edition era capaz de consumir 450 watts através do conector 12VHPWR, enquanto a nova RTX 5090 consome até 575 watts através de um cabo que está classificado para suportar 600 watts. Após os problemas iniciais com o conector da RTX 4090, a PCI-SIG, a organização de normas responsável pelo conector 12VHPWR, actualizou-o para um novo conector 12V-2×6 no lado da placa gráfica e, em alguns casos, também no lado da fonte de alimentação.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    2 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    2 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Rygar
    Rygar
    11 , Fevereiro , 2025 4:01

    ao cara ali joga battlefield pela amor merece mais e se f#der mesmo.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares