Dois utilizadores das placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 5090 Founders Edition relataram que os conectores de alimentação das suas placas gráficas e das suas fonte de alimentação ficaram derretidos.
Este incidente é reminescente ao que assistimos e continuamos a assistir com as placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 4090, onde a NVIDIA atribuiu o problema aos próprios utilizadores e ao facto não terem ligado corretamente o cabo 12VHPWR à fonte de alimentação.
Um dos utilizadores relatou no Reddit que fez um upgrade de uma RTX 4090 para uma RTX 5090 e notou um cheiro a queimado a jogar Battlefield 5, antes de desligar o seu PC e encontrar os danos. As imagens mostram o plástico queimado quer na extremidade da fonte de alimentação como do conector de alimentação, algo que nunca aconteceu antes. Contudo, refere que o cabo que ligou é da MODDIY, uma fabricante popular de cabos personalizados, e o autor do post afirma que foi ligado corretamente com cliques em ambos os lados e foi utilizado por mais de dois anos na sua RTX 4090.
À partida a culpa é do cabo da MODDIY, mas o YouTuber espanhol Toro Tocho relatou o mesmo incidente com o mesmo modelo de placa gráfica, mas com o cabo fornecido pelo fabricante da sua placa gráfica.
A NVIDIA introduziu originalmente o conector de alimentação 12VHPWR nas placas gráficas da série RTX 4000, e as fontes de alimentação também foram lançadas para suportar a nova norma. A RTX 4090 Founders Edition era capaz de consumir 450 watts através do conector 12VHPWR, enquanto a nova RTX 5090 consome até 575 watts através de um cabo que está classificado para suportar 600 watts. Após os problemas iniciais com o conector da RTX 4090, a PCI-SIG, a organização de normas responsável pelo conector 12VHPWR, actualizou-o para um novo conector 12V-2×6 no lado da placa gráfica e, em alguns casos, também no lado da fonte de alimentação.
ao cara ali joga battlefield pela amor merece mais e se f#der mesmo.
Independente de jogo, a NVIDIA continua a ignorar este problema. Temos no mercado placas gráficas com mais de 3000 euros (AIBS) com conetores frágeis com muito pouco espaço para falhas. A meu ver devíamos todos voltar para a interface PCIe de 8 pinos.