Der8auer, um célebre entusiasta de PC conseguiu obter para testes a placa gráfica NVIDIA GeForce RTX 5090 Founders Edition que recentemente ficou com os conetores derretidos e com a porta da fonte de alimentação danificada que lhe estava a fornecer energia.
Em primeiro lugar Der8auer eliminou o maior dos suspeitos e que todos pensavam ser o principal responsável, o cabo 12VHPWR da MODDIY. O jovem alemão foi até mais longe a referir que não só todos os cabos são de certa forma de terceiros, como a MODDIY é uma marca conceituada e até confia os seus produtos nas suas builds e nos seus outros projetos.
Com principal suspeito excluído, as atenções concentraram-se no célebre conetor da NVIDIA e se pensavam que a empresa mais valiosa do mundo tinha aprendido no calor da anterior geração podem crer que não.
Der8auer durante os testes do seu custom water cooler para a sua RTX 5090 notou algo muito estranho, dois dos cabos do conetor 12VHPWR alcançaram temperaturas preocupantes, cerca de 150 °C com apenas 10 minutos num teste do 3D Furmark.
Der8auer concluiu que o mesmo aconteceu com a placa gráfica em teste, porque notou que um dos fios do cabo também sofreu de temperaturas extremamente altas, no vídeo em cima até demonstrou que a meio o fio ficou queimado.
De acordo com a investigação de Der8auer, mais de 22 amperes estavam a ser alimentados para este fio, quando por norma está patentado que cada fio só deve transportar cerca de 6 a 7 amperes. Alguns dos outros fios transportavam apenas 2 amperes, o que provocou o sobrecarregamento deste. No final Der8auer evitou desmontar o cabo ou o conetor para que o lesado pudesse recorrer à garantia da placa gráfica. A MODDIY já comentou que lhe vai enviar um cabo novo.
Para já este problema apenas parece afetar as placas RTX 5090 proprietárias da NVIDIA porque vários utilizadores no Reddit testaram os seus cabos com um termómetro e não notaram a mesma disparidade de voltagem e temperatura nos cabos. A NVIDIA ainda não se pronunciou sobre estes desenvolvimentos.
Mesmo assim, quer nesta geração como nas anteriores é recomendado criar um perfil de undervolt para evitar consumos e temperaturas mais elevadas nas placas gráficas para o público entusiasta.