Após as acusações de “práticas predatórias” das produtoras do jogo A Space for the Unbound, a Corecell Technology, acusou a PQube de reter o pagamento e não ceder os direitos de publicação após a expiração do seu contrato. Segundo a Corecell Technology, a PQube rescindiu o seu contrato de publicação por volta de setembro de 2020, mas nunca lhe foram devolvidos os direitos de publicação para o AeternoBlade II. A PQube supostamente ofereceu-se para devolver os direitos apenas se a questão da empresa reter o pagamento fosse mantida em segredo.

A Corecell Technology redigiu o seguinte comunicado:

Prezados jogadores,

Esta é uma situação que é difícil de lidar. Lutamos para recuperar desde que assinamos um contrato de publicação com a PQube. Mas julgo que é hora revelarmos toda a verdade. Espero possamos ajudar os outros produtores de jogos independentes a evitar o que aconteceu connosco e informar os nossos fãs sobre a nossa situação.

A PQube publicou AeternoBlade II na Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One na Europa em outubro de 2019 sob um contrato de publicação connosco, e concordou em pagar-nos uma garantia mínima de contrato. No entanto, a PQube pagou apenas uma pequena parte dessa garantia assim que lhes enviamos o jogo, infelizmente nunca foi pago o restante desse valor. Estamos a tentar resolver este problema com a PQube, mas não conseguimos encontrar uma solução, o que nos levou a rescindir o contrato de publicação por volta de setembro de 2020. No entanto, a PQube recusou-se a devolver o controlo da publicação nas plataformas de consolas e continua a vender e receber todas as receitas de AeternoBlade II.

A PQube ofereceu-se para entregar este controlo apenas se concordássemos em manter este assunto em segredo, mas logo sentimos que não queríamos envolver-nos em mais assuntos com a PQube. Sabíamos que não estava certo, mas enquanto uma pequena produtora de jogos independentes, não podíamos pagar honorários advocatórios para combater o caso noutro país. Entramos em contacto com cada plataforma para solicitar a devolução do nosso controlo de publicação. Mas até agora, só a Nintendo e a Sony retiraram o nosso jogo das suas lojas na Europa, e ainda não recebemos nenhuma receita das vendas na Europa.

Devido a este incidente, tivemos que realizar vários trabalhos adicionais para recuperar da nossa situação financeira. Prometemos que em breve estaremos de volta para corrigir os problemas e continuar a lançar novos conteúdos para o AeternoBlade II. Agradecemos a todos que nos apoiam. Queremos que todos se divirtam com o nosso jogo, e se sintam satisfeitos com o nosso produto. Esperamos que os fãs entendam a nossa situação e que continuem a apoiar-nos.

Muito obrigado a todos pela vossa compreensão,
A Equipa da Corecell

 

Bruno Reis
Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments