Yuji Horii, o criador da série Dragon Quest, revelou recentemente num programa televisivo japonês a razão pela qual nos seus jogos se perde metade do dinheiro quando se morre.
Esta mecânica de jogo foi introduzida logo no primeiro jogo em 1986, uma altura emque o género RPG era relativamente desconhecido dos jogadores japoneses. Querendo popularizar o género RPG no Japão, Horii precisava de ter a certeza de que os jogadores compreendiam o seu princípio básico – tornar-se mais forte ao subir de nível. Embora pareça um conceito óbvio agora, não era esse o caso naquela altura.
Na altura a maioria dos jogos geralmente faziam com que os jogadores perdessem o progresso quando morriam, mas Horii queria “ir com calma” para os principiantes no género RPG, introduzindo uma mecânica que lhes permitisse manter o seu progresso e EXP mesmo que morressem, tirando, em vez disso, metade do seu dinheiro.
O criador cria assim com Dragon Quest fazer um RPG em que os jogadores pudessem continuar a fortalecer-se e terminar o jogo sem grande resistência, independentemente de quantas vezes morressem.
Portanto, embora perder metade do seu ouro possa parecer frustrante, este sistema foi na verdade um ato de bondade de Horii, “Decidi manter a penalização apenas assim”.
Esta abordagem provou ser bem-sucedida e continua a fazer parte da série Dragon Quest desde então.