
Alerta a todos os consumidores.
Como muitos já sabem, estamos a atravessar uma crise que poucos antecipavam, o aumento desmesurado do preço dos módulos de memória RAM DDR5, impulsionado pela corrida das grandes empresas ao investimento em inteligência artificial, que até pode ditar um novo crash não só no PC mas em todos os outros setores.
Actualmente, um kit de memórias RAM de 64 GB pode custar tanto, ou até mais, do que uma placa gráfica premium da NVIDIA. Por esse motivo, é aconselhável redobrar a atenção antes de adquirir módulos de memória daqui em diante e ponderar bem o custo-benefício das compras.
Recentemente, um consumidor denunciou a venda de um kit de memória DDR5 XPG Caster 32GB (2x16GB) DDR5-6000 CL40 que, apesar de se encontrar selado e anunciado como novo, continha no interior módulos antigos DDR/DDR2 com autocolantes falsos a imitar etiquetas DDR5 e uma placa metálica usada para simular o peso do produto original.
O caso terá origem numa possível fraude em devoluções, em que o conteúdo original é substituído, a embalagem volta a ser selada e o produto é posteriormente revendido como novo. Externamente, a caixa aparentava estar intacta, o que dificulta a detecção imediata do problema.
Recomendações aos consumidores:
- Gravem o processo de abertura da embalagem onde mostram claramente o selo intacto e os números de série.
- Verifiquem cuidadosamente os módulos antes da instalação.
- Em caso de irregularidades, contactem de imediato o vendedor e submetam um pedido de devolução.
- Se o reembolso for recusado, considerem um chargeback junto da entidade bancária.
A ADATA já foi contactada para comentar sobre este caso e esclarecer se existem outros incidentes semelhantes que envolvem produtos da marca XPG, e como para fornecer orientações sobre a verificação da autenticidade.
Este alerta reforça a importância de uma verificação cuidada, especialmente na compra de hardware informático de elevado valor. Um pedido de devolução também já foi submetido, mas ainda não é claro se a Amazon de Espanha irá proceder ao reembolso.









