Tendo por base o feedback dos jogadores relativamente ao primeiro jogo, Death Stranding 2: On The Beach vai enfatizar o combate e as escolhas dos jogadores, segundo o level designer Hiroaki Yoshiike.
Neste segundo jogo que vai ser lançado dia 26 de junho de 2025, em exclusivo para a PlayStation 5, o diretor Hideo Kojima quis dar mais ênfase ao combate, pelo que a equipa incorporou essa ideia, bem como o feedback dos jogadores recebido do primeiro jogo, para construir um sistema de jogo que oferece uma “seleção de rotas divertida”.
Hiroaki Yoshiike comentou:
No primeiro jogo, o combate foi concebido à volta da ideia de “qual a melhor forma de escapar”, mas desta vez, concebemos missões e bases inimigas para permitir aos jogadores desfrutar de três escolhas principais: escapar usando furtividade, enfrentar os inimigos ativamente em combate ou evitar o confronto completamente atravessando terrenos acidentados e inacessíveis.
Yoshiike refere que a própria “escolha” foi uma palavra-chave importante para o design de Death Stranding 2.
O mundo de Death Stranding 2 será também mais dinâmico que o primeiro jogo com Yoshiike a comentar:
Por exemplo, queríamos fazer com que os rios inundassem em tempo real no primeiro jogo, mas não conseguimos. Desta vez, conseguimos fazer isso acontecer. Também não queríamos que as tempestades de areia aparecessem apenas em locais estáticos, por isso desenhámo-las para se moverem e dissiparem como o clima da vida real, permitindo que os jogadores experimentem ficar presos numa. Por outro lado, isto também significa que, se aprenderem a reconhecer uma tempestade de areia que se aproxima, poderão conscientemente optar por evitá-la também.