Depois de ser lançado em junho de 2023, Final Fantasy XVI vai finalmente ser lançado para PC (Steam e Epic Games Store) no dia 17 de setembro de 2024 e a razão para esta demora deveu-se à necessidade de otimizar o jogo para múltiplas combinações de hardware no PC.
Numa recente entrevista, Hiroshi Takai, o diretor de Final Fantasy XVI, falou sobre o lançamento do jogo no PC, a necessidade de o otimizar para diferentes CPUs e GPUs e que este tem várias opções de otimização gráfica, incluindo o suporte para as tecnologias de upscaling NVIDIA DLSS3 e AMD FSR.
Takai comentou:
Uma das razões pelas quais demorámos tanto tempo a portar o FFXVI para o Windows desta vez foi a necessidade de optimizar o desempenho para uma enorme variedade de combinações diferentes de componentes. É quase como se existissem tantas configurações de PC como jogadores de PC hoje em dia, e foi um grande desafio fazer com que o jogo funcionasse bem em cada ambiente diferente.
Ficamos igualmente a saber que Final Fantasy XVI vai correr na Steam Deck e suportar no PC o DualSense, o poderoso comando da PlayStation 5.
Na descrição de Final Fantasy XVI podemos ler:
O 16.º título independente da lendária série Final Fantasy é o mais sombrio de todos os RPGs, apresentando uma complexa história de vingança, luta pelo poder e tragédia inevitável.
Final Fantasy XVI traz uma versão reimaginada do Eikons. Estas criaturas mortíferas escondem-se dentro dos Dominants, homens e mulheres que herdam um poder imenso quando nascem. Quer queiram quer não.
Os Eikons são os seres mais fortes de Valisthea, um território dominado por seis reinos, graças às Mothercrystals. O éter fornecido pelas enormes montanhas de cristal alimentam a magia que ajuda estas nações a dominar durante tantos anos. Mas agora, uma misteriosa praga ameaça destruir estas frágeis alianças.
Joga com Clive Rosfield, First Shield de Rosaria e guardião do seu irmão mais novo, Joshua, Dominant do Eikon Fénix, neste épico RPG de ação criada por veteranos da série Final Fantasy.
O melhor final fantasy finalmente no pc.