Mais...
    InícioJogosFIFA regressa aos videojogos através da Netflix com jogo para 2026

    FIFA regressa aos videojogos através da Netflix com jogo para 2026

    A marca FIFA volta ao mundo dos videojogos depois da separação com a EA Sports, desta vez através de uma parceria inesperada com a Netflix e um pequeno estúdio responsável por um jogo de James Bond

    FIFA regressa aos videojogos através da Netflix

    Três anos depois de terminar a parceria com a EA Sports que durou quase 30 anos, a FIFA anunciou esta quarta-feira o seu regresso ao mercado dos videojogos. O novo simulador de futebol chegará exclusivamente à Netflix Games no verão de 2026, coincidindo com o Mundial que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México.

    A Netflix confirmou através de um comunicado que o jogo será desenvolvido e publicado pela Delphi Interactive, um estúdio com sede em Los Angeles que está atualmente a trabalhar no jogo 007 First Light da IO Interactive, previsto para março de 2026. Apesar do historial limitado, a Delphi promete criar “o jogo FIFA mais divertido, acessível e global alguma vez criado”.

    O novo jogo FIFA não terá ainda um nome definitivo, mas já se conhecem alguns detalhes sobre a sua abordagem. Ao contrário dos jogos tradicionais da série FIFA que a EA produziu até 2023, este título posiciona-se como uma experiência mais casual e acessível.

    Alain Tascan, presidente de jogos da Netflix, explicou a filosofia por trás do projeto: “O Mundial FIFA vai ser o evento cultural de 2026, e agora os fãs poderão celebrar o seu fanatismo trazendo o jogo diretamente para as suas salas de estar. Queremos trazer o futebol de volta às suas raízes com algo que todos possam jogar com apenas o toque de um botão”.

    O jogo promete ser “rápido de aprender, emocionante de dominar, e construído para qualquer pessoa entrar”, segundo o comunicado oficial da FIFA. Poderá ser jogado a solo ou online com amigos, sendo apenas necessário uma subscrição Netflix e um smartphone.

    Uma das características mais distintivas deste novo título será o uso obrigatório do smartphone como comando. Os jogadores poderão aceder ao jogo através de televisões compatíveis, usando os seus telefones para controlar a ação, numa abordagem semelhante a outros jogos da Netflix como LEGO Party! e Pictionary: Game Night.

    O jogo estará disponível através da aplicação Netflix tanto em iOS como Android, sendo completamente gratuito para subscritores do serviço de streaming.

    O divórcio milionário entre FIFA e EA Sports

    A parceria terminou oficialmente a 31 de dezembro de 2022, depois de meses de negociações falhadas. A FIFA queria aumentar a taxa anual que recebia da EA e por outro lado, a EA desejava mais liberdade para expandir a marca através de torneios de esports e produtos digitais como NFTs.

    Andrew Wilson, CEO da EA, chegou mesmo a afirmar que a licença FIFA era “um impedimento” às ambições da empresa, descrevendo-a como “apenas o nome na caixa” que impedia a empresa de criar os modos de jogo que os fãs desejavam.

    O resultado foi uma separação que chocou a indústria. A EA lançou em 2023 a série EA Sports FC, que manteve todas as licenças de ligas, equipas e jogadores, enquanto a FIFA ficou livre para procurar novos parceiros.

    Gianni Infantino, presidente da FIFA, mostrou-se entusiasta com a colaboração: “A FIFA está muito entusiasmada por se juntar à Netflix Games e à Delphi Interactive antes do Mundial FIFA 2026. Esta grande colaboração é um marco fundamental no compromisso da FIFA com a inovação no espaço dos jogos de futebol, que aspira alcançar milhares de milhões de fãs de futebol de todas as idades em todo o mundo e vai redefinir a noção pura de jogos de simulação”.

    O presidente acrescentou: “O nosso jogo reimaginado marca verdadeiramente o início de uma nova era do futebol digital. Estará disponível gratuitamente para membros da Netflix e é um grande passo histórico para a FIFA”.

    Casper Daugaard, fundador e CEO da Delphi Interactive, também comentou: “O futebol é a maior coisa do mundo. Como fãs de FIFA ao longo da vida, estamos honrados por ajudar a inaugurar a próxima geração ousada e reimaginar o futuro da franquia”.

    O lançamento está programado para o verão de 2026, embora não exista ainda uma data específica. O Mundial FIFA 2026 arranca a 11 de junho com o jogo de abertura entre o México e a África do Sul, pelo que é expectável que o jogo chegue antes dessa data.

    Este novo título FIFA surge também num momento em que a Netflix está alegadamente na corrida para comprar vários ativos da Warner Bros Discovery, incluindo os seus reputados estúdios de videojogos, por 72 mil milhões de dólares.

    Harry Potter e Batman agora são da Netflix – Descobre o que significa a compra da Warner Bros. pela Netflix

    A FIFA já tinha lançado anteriormente este ano o FIFA Rivals, um jogo móvel gratuito com estilo cartoon, mas este novo simulador representa a primeira tentativa séria de regressar ao segmento dos simuladores de futebol desde a separação com a EA.

    Mais detalhes sobre o jogo serão revelados ao longo de 2026, à medida que a data de lançamento se aproxima.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares