Para quem não conhece, o Final Fantasy XIV é o décimo quarto jogo da série Final Fantasy (não, a sério, Carolina, quem diria?), e é também o 2º MMORPG da série. 

Após o seu início atribulado e conseguinte reboot, o jogo explodiu em popularidade, chegando este ano aos 27 milhões de jogadores. Também é este ano que o jogo celebra o seu décimo aniversário após o re-lançamento em 2013. 

Sendo um MMORPG, vai tendo expansões adicionadas, e este ano foi anunciada em Julho a próxima expansão, Dawntrail, para o Verão de 2024. Para este propósito, a equipa criou também uma série de eventos para anunciar coisas relativas a esta expansão. Em Las Vegas, nos Estados Unidos da América, tivemos o primeiro Fan Festival, onde foi anunciada a expansão, e em Janeiro teremos o último, no Japão. 

E no entretanto, para o pessoal aqui da Europa, tivemos este fim-de-semana o FanFest em Londres. Historicamente, o FanFest da Europa é o menos interessante, não tendo o primeiro impacto das revelações iniciais nem o interesse do trailer final com todas as informações, mas ainda assim, foi um evento cheio de Warriors of Light, momentos divertidos, pessoas importantes… e filas. Tantas. Tantas. Tantas filas. 

Uma reunião de fãs de toda a Europa (~ ̄▽ ̄)~

Tudo começa antes do FanFest sequer começar. A maneira como os bilhetes são vendidos é através de um sistema de lotaria, em que qualquer pessoa com uma conta do jogo activa (o que tendo em conta que o FFXIV é um jogo que funciona por subscrição, significa alguém que esteja activamente a pagar), podia tentar ganhar a hipótese de comprar 2 bilhetes. 

Infelizmente, porque os meus loot rolls nunca foram assim grande coisa, eu não consegui ganhar a possibilidade de comprar bilhetes >︿< 

Felizmente, porque tenho um amigo que tem uma sorte com o RNG um bocado estúpida, e que não tinha mais ninguém para convidar, lá consegui gastar 150 libras num bilhete… e no resto. Avião, hotel, transportes, comida… Ir ao FanFest não é barato, o que faz com que seja ainda mais surpreendente que o evento tenha esgotado, com milhões de pessoas por essa Europa fora sem conseguirem um bilhete que queriam. 

Os restantes meses desde a compra dos bilhetes até Outubro foram passados em antecipação profunda por todos os WoLs europeus, vendo animadamente as informações que saíram do FanFest dos EUA, e também todo o drama que asseguradamente se desenrola nestes eventos. 

E finalmente, eram 8 da manhã do dia 21 de Outubro. A fila dava a volta ao ExCeL, o local onde o evento ia ocorrer. O evento não abriria oficialmente até às 10h, mas as portas abriram mais cedo para permitir às pessoas receberem as suas pulseiras e bolsas de oferta, assim como começarem-se a sentar para o evento. 

A primeira de muitas filas ao longo deste evento

Uma parte divertida de mencionar o ExCeL, é que é um centro de convenções e eventos bastante grande. Ligeiramente maior que a nossa Exponor. Como tal, para além de nós nerds de FFXIV, tínhamos também a celebração dos 100 anos da Disney, uma convenção de fãs de teatro musical, e uma exposição de desportos de neve! As zonas comuns do ExCeL, como os restaurantes ou as casas-de-banho, eram só o ajuntamento mais hilariante de pessoas vestidas de formas estranhas, e honestamente, a energia era incomparável. 

No exterior, todos nós encarnamos a nossa parte mais British e fizemos filas perfeitas, mas a partir do momento em que passamos a segurança e nos entregaram os nossos brindes… caos completo. O staff simplesmente indicava às pessoas que se chegassem à frente como uma manada, sem qualquer parecença com a fila pacífica que estava no exterior. Não havia, nem de perto, cadeiras suficientes para que toda a gente se sentasse para ver a Keynote de abertura, embora eu tivesse a sorte de conseguir uma. 

Mas finalmente, com mais ou menos confusão, a versão extendida do trailer foi lançada. Todos pudemos ver, juntamente com o pessoal em casa, o novo job revelado, Viper, e todos rejubilamos quando o Yoshi-P apareceu vestido com cosplay do mesmo. 

Yoshi-P! Yoshi-P! Yoshi-P!

A Keynote foi divertida. Pessoal a gritar as suas suposições (eu a gritar para que coloquem Blitzball no Gold Saucer, por favor, Yoshi-P), revelações de novas zonas e inimigos do jogo, momentos engraçados de interações entre o Yoshi-P e o convidado especial deste FanFest, o Hironobu Sakaguchi, o pai do Final Fantasy. Foi também anunciada a nova raid series da expansão, uma colaboração com FFXI! Pode ser que também seja desta que eles lancem a subscrição combinada, algo que me convenceria sem dúvida a experimentar o jogo. 

Entre isto e a colaboração com FFXVI — podem ler a nossa review aqui (●’◡’●) — que deixou a audiência ao rubro com a mount do Torgal, foi absolutamente uma Keynote super divertida e emocionante. 

Mas na verdade… muito pouco da Keynote se perde ao ser vista a partir de casa. Sim, não fazes parte dos idiotas todos a gritar, mas também não é como se o Yoshi-P te esteja a ouvir dos quintos onde tu estarias sentado, provavelmente. De certo modo, mais vale estar em casa do que enfrentar a possibilidade de ter uma pessoa a cheirar mal ao teu lado… algo que também seria um tema recorrente neste FanFest. 

Mas depois da Keynote foi quando o FanFest foi verdadeiramente aberto, e quando a experiência de visualização em casa e no recinto se tornou verdadeiramente diferente. 

Mas primeiro, vamos falar de merchandising

As pessoas gostam de merch. 

As pessoas gostam muito de merch. 

O pessoal das caixas foram os verdadeiros Warriors of Light

A organização não estava à espera que as pessoas gostassem assim tanto de merch. 

Imediatamente após a Keynote acabar, formou-se uma fila para a loja de merchandising que literalmente ocupava toda a área de entrada do recinto. E como é óbvio, o artigo mais exclusivo, mais desejado, e mais barato esgotou quase imediatamente. 

Estou a falar dos glow sticks. Com dois concertos ao longo do evento, era óbvio o suficiente que as pessoas iam querer comprar este artigo. Com emotes do jogo a utilizar dois de cada vez, era óbvio que as pessoas iam querer comprar vários. (E nem vou falar dos scalpers, que embora acredite que existam, sinto que não eram nem de perto o maior problema). 

Foi só… uma tremenda falta de perspectiva, achar que um evento com milhares de pessoas, com dois concertos de artistas adorados por todos os jogadores, não iam ter uma procura imensa por um artigo que é exclusivo do evento

Felizmente, o resto do merchandise tinha níveis de stock muito mais apropriados, e salvo algumas excepções, estava disponível online antecipadamente. 

Mas ainda assim. 

Nota para futuros eventos, Square-Enix: tenham mais glow sticks. Por favor.

Enquanto a Merch Queue (Savage) estava a acontecer, o restante do recinto estava muito mais calmo, e se eu soubesse o que iria acontecer, teria imediatamente aproveitado para fazer as actividades de crafting. Como não sabia, diverti-me só a passear pelo recinto a jogar alguns dos mini-jogos. 

Quase como se fosse uma feira popular, o recinto de actividades do FanFest estava dividido em três secções repletas de joguinhos. Tínhamos a zona de floresta do Shroud, a zona de deserto de Thanalan, completa com Gold Saucer, e a zona náutica de La Noscea

Cada uma destas zonas foi criada com muito respeito e atenção ao detalhe, sendo verdadeiras recriações das zonas do jogo, completas com a música que toca em cada uma delas. Os mini-jogos que se encontravam em cada uma também eram simbólicos das dungeons ou dos jobs que se encontram em cada zona, o que criava uma experiência verdadeiramente imersiva. Desde treino de arco no Shroud, a estar a pescar em La Noscea, a tentar ganhar o Cactpot em Thanalan, as actividades representavam de tudo um pouco daquilo que faz o FFXIV um jogo tão divertido. 

E depois também havia actividades mais… requisitadas. Por exemplo, a zona de tatuagens (temporárias) em La Noscea tinha uma fila quase constante, que frequentemente tinha de ser cortada para evitar que excedesse os limites da zona. 

Durante o dia, havia frequentemente também painéis com membros da equipa de desenvolvimento, ou jogos de trivia com YouTubers de FFXIV, a decorrerem no palco e a serem transmitidos para os WoLs presos em casa. 

Mas pronto, já andei à volta do assunto tempo suficiente. Vamos falar de crafting. 

Não do do jogo, que também consegue ser uma actividade stressante e exigente, mas da sua implementação neste FanFest. A organização achou que seria uma ideia gira ter uma secção de crafting onde os participantes podiam criar uma variedade de items, denominadamente um porta-chaves, uma bolsinha, ou uma pulseira. 

A ideia, confirma-se, é gira. 

A realidade foi absolutamente caótica. 

Tanta gente a querer fazer crafting…

Para além da craft do porta-chaves, que podia ser feita gratuitamente com uma token dada a todos os participantes no início do evento, para se fazer as crafts era preciso comprar estes tokens. Cada participante podia comprar até 10. Após uma pessoa estar nesta fila para comprar os tokens, era preciso depois ir para a fila para cada uma das crafts, onde teria acesso aos materiais e instruções para criar estes items. 

Acho que a Square-Enix não antecipou quantas pessoas quereriam fazer os seus próprios items. Ou então não achou que as pessoas fossem demorar tanto tempo a fazê-los? Ou então… não sei, mas a verdade é que mais ou menos a partir de uma hora depois da Keynote inicial até ao final do evento, as filas para o crafting nunca deixaram de existir. Muitas vezes, por questões de segurança e de movimentação das pessoas no recinto, estas filas tinham até de ser cortadas. 

Sempre que eu me aproximava para tentar gastar os meus tokens e fazer as minhas crafts, era-me dito que as filas estavam fechadas. Havia segurança à volta a verificar que as pessoas não ficavam lá paradas a fazer filas para as filas. 

Estava o caos montado. 

Devo mencionar, que durante tudo isto, os membros do staff foram sempre excepcionalmente simpáticos e prestáveis. Não só neste problema todo do crafting, mas em todos os momentos do evento, toda a gente envolvida na prestação de serviços dentro do recinto merece um enorme agradecimento pelo seu trabalho incansável durante estes dois dias. 

Mas continuemos. 

Para além disto, havia também uma actividade no jogo, em que tivemos a possibilidade de experimentar uma batalha que ainda não está no jogo. Foi… fixe? Gostei do facto de terem comandos da PlayStation disponíveis para os WoLs que são mais jogadores no sofá, mas o jogo tinha mesmo muito lag. 

Tipo, mesmo muito. 

Mas ainda assim, conseguimos vencer a batalha, e foi um momento divertido durante o fim-de-semana. 

Só tive um wipe!!

Menos divertido foi, novamente, a organização não estar à espera da quantidade de pessoas que ia ter, e ter um número extremamente limitado de slots para os meet-and-greet. Sim, estou ligeiramente salgada por não ter conhecido o Yoshi-P, mas no geral havia cerca de trinta slots por sessão. Com apenas cinco sessões por dia, todas elas com pessoas diferentes envolvidas na criação do jogo, isto são muitos WoLs que não tiveram a oportunidade de conhecer as pessoas que ajudam a criar este jogo que tanto adoram. 

Como é óbvio, o meu amigo com sorte conseguiu um slot para conhecer o tradutor principal, o Koji-Fox, e um dos Technical Artists, o Tatsuya Okahisa, no Domingo de manhã. 

Sábado terminou com um concerto de piano pela Keiko, uma senhora extremamente talentosa, com a participação da vocalista Amanda Achen. 

Na verdade, o preço de admissão no evento valeu a pena só por este concerto. Não sendo transmitido online, foi verdadeiramente um momento único apenas para as pessoas presentes no evento, e foi… absolutamente fantástico. A Keiko é uma pianista de excelência, e a Amanda tem uma voz lindíssima. As duas juntas criaram um momento mágico neste fim-de-semana atribulado, em que trouxeram à vida algumas das melhores músicas do jogo… com uma participação surpresa do Soken, o compositor e Sound Director do jogo, a interromper para tocar um Otomatone

Já agora, vocês sabiam que ele é super baixinho??? Nada contra, também sou, mas não sei porquê não estava nada à espera. 

E com isto, terminou Sábado. 

Bem, pelo menos no recinto. No Twitter… X, quero eu dizer, o canal oficial do jogo anunciou que no dia seguinte a fila para o merchandise abriria às 8 da manhã, embora o evento, e a loja em si, só fossem abrir às 10. 

Era hora da Merch Queue (Ultimate).

Acordei às 6, e às 7:30 já estava na fila para a fila, felizmente numa zona relativamente próxima do início. Novamente, o staff do evento está de parabéns pela sua energia e boa disposição mesmo a esta hora da madrugada, com até os seguranças do ExCeL a fazer piadas e a manter os ânimos elevados. 

Às 8, tinha-me sentado no chão naquele que iria ser o meu cantinho durante as próximas duas horas, juntamente com os restantes corajosos que vieram tentar lutar pelas suas camisolas, t-shirts, peluches, pijamas, cachecóis, figuras, puzzles, imans, e… não glow sticks. 

Eu queria mesmo os glow sticks. 

Às 10, o evento recomeçou, e a loja abriu. Felizmente havia um ecrã a transmitir o evento por cima da fila, pelo que eu pude ver o Yoshi-P e o Sakaguchi a participar em várias batalhas do jogo inspiradas em bosses dos vários Final Fantasies antigos. As interações deles com os vários jogadores aleatórios que se juntaram a eles foram espetaculares, desde uma pessoa que certamente não foi banida por atirar o Yoshi-P de uma plataforma abaixo, a uma pessoa que certamente não foi banida por ligar o seu flamethrower em cima dos dois criadores, a uma pessoa que certamente, definitivamente, absolutamente não foi banida por vir completamente nu e ter o Sakaguchi a fazer-lhe poke no rabo. 

Chunchunmaru Gigachad, és grande. Tiveste a coragem de fazer aquilo que poucos fariam. ( ̄^ ̄)ゞ

Piadas à parte, a stream deles a jogar com o pessoal foi super divertida, e fez com que as quase duas horas que eu ainda assim passei a lentamente percorrer a fila passassem mais rápido. 

/poke

Às 11:44, mais de quatro horas depois de me ter juntado à fila, tinha o meu hoodie comemorativo do evento. 

E novamente aqui tenho de fazer uma menção ao staff, que eu sei que já fiz, mas eu não consigo expressar o suficiente o quanto eles se esforçaram para fazer o melhor possível de uma situação em que tudo estava um bocadinho a arder. Desde os membros a distribuir folhas de requisição e lápis pela fila para acelerar o processo, aos que estavam nas caixas com boa energia a cumprimentar o pessoal, aos que estavam a correr de um lado para o outro a recolher merch e a verificar stock, toda, toda a gente no recinto estava a dar 200% para que o evento fosse o melhor possível. 

Excepto, talvez, a organização, que claramente não estava a contar com tanta afluência aos sectores de merch, de crafting, e aos lugares sentados para os painéis. 

Durante a tarde, houve uma Cosplay Walk, com cosplays que passaram dos adoráveis para os engraçados para os fenomenais, mostrando todo o talento que esta comunidade tem. Desde pessoas a representarem personagens com o mínimo de informação possível: literalmente um par de pernas que apareceram na última cutscene do patch mais recente; a pessoas que recriaram memes da comunidade; a pessoas que criaram espadas com efeitos luminosos! 

Embora, esta última tenha sido também a pessoa que fez o cosplay do Yoshi-P de Sabádo, pelo que claramente a LittleJem é só muito, muito boa naquilo que faz. 

Entre painéis e actividades, começou a ser óbvio que nunca ia ser possível toda a gente que tinha comprado tokens para o crafting efectivamente realizar as suas crafts, pelo que o staff começou a distribuir sacas com os materiais para que os WoLs pudessem fazê-las em casa. 

E ainda assim, quando faltava meia hora para o último evento do dia, e do evento no geral, o concerto dos Primals, ainda havia uma fila gigantesca de pessoas a quererem gastar as suas tokens, sem materiais nem tempo à vista. 

Pelo que… “compensation”

O que é a compensation? Ainda não sei. O staff, novamente a apanharem com o mau humor de toda a gente que definitivamente não era culpa deles, recolheram os nomes, os emails, e o números do bilhete de toda a gente que ainda tinha tokens para gastar e… “compensation” vai ser distribuída. 

Pela parte mais positiva do dia, tive a oportunidade de conhecer e encontrar amigos novos e antigos, desde pessoal que conheci a ressabiar no reddit sobre o evento, ao criador do Eorzea Collection, um dos maiores fansites de FFXIV. Um site de partilha de glamours e base de dados de onde encontrar todo o equipamento do jogo, e foi criado por um português! …Que por acaso andou comigo nas aulas de japonês, e foi mesmo fixe voltar a vê-lo neste evento. 

E finalmente, no final do dia, tivemos o concerto dos The Primals.

Honestamente, isto é um conceito que não devia funcionar. Tipo, de todo. Cinco membros da equipa de desenvolvimento a fazer uma banda de rock a cobrir músicas do jogo. É claro que um deles é o Soken, Sound Director e compositor, mas ainda assim, isto não deveria ser assim tão bom quanto é. 

Mas a verdade é que a banda, e o concerto de Domingo em particular, foram espetaculares. Com a participação extra do Jason Charles Miller como vocalista convidado, foi um concerto espetacular, em que o pessoal saltou, cantou, e delirou com o Yoshi-P lá no meio da multidão, provavelmente com um ou dois seguranças à paisana, a ouvir alguns dos temas mais memoráveis de FFXIV

E no final do evento, na cerimónia de encerramento, o Yoshi-P chorou quando o Sakaguchi lhe disse o quão orgulhoso estava do trabalho dele na série Final Fantasy, e eu chorei quando o Yoshi-P pediu silêncio, e sem sequer usar o microfone, gritou para a multidão que nos adorava. 

E agora estou a chorar de novo no Starbucks da Victoria Coach Station enquanto espero pela camioneta para o aeroporto. 

O Final Fantasy XIV London Fan Festival 2023 foi um evento mesmo muito memorável. Sim, a organização falhou quanto à… organização do evento, e os participantes teriam beneficiado de mais espaço para filas, ou, talvez, menos filas, na loucura. Mas ainda assim, foram momentos mágicos que vivemos ao longo deste fim-de-semana. Estou feliz por ter ido. Estou feliz por jogar este jogo, por fazer parte desta comunidade. Estou feliz por ter conhecido tanta gente com tanto amor por este jogo, e por ter feito novas amizades. Estou feliz por ter ouvido a Keiko tocar piano e a Amanda a cantar a Flow ao vivo, e por ter saltado e gritado com os Primals a tocar The Twinning. 

Mas também estou feliz por voltar para casa, e ir jogar FFXIV amanhã. 

Afinal de contas, esse foi o ponto fulcral com que saí deste evento. Eu gosto mesmo, mesmo muito deste jogo. E mal posso esperar pelas férias de Verão mais loucas de sempre em Dawntrail

Mas primeiro, um bom pequeno-almoço à inglesa
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