O MMO de sobrevivência The Day Before da Fntastic esteve desde o seu anúncio envolvido em muitas polémicas com muitos jogadores a questionarem se seria mesmo lançado. Após múltiplos adiamentos o jogo acabou por ser lançado em Early Access, mas uma semana depois a Fntastic anuncia que chegou ao fim citando o fracasso financeiro de The Day Before como o motivo que levou ao fim do estúdio.
Lançado dia 7 de dezembro em Early Access no PC via Steam, The Day Before recebeu muitas criticas negativas. Esperava-se que o jogo permanecesse em acesso antecipado por seis a oito meses, mas agora que a Fntastic foi encerrada, o futuro do jogo é desconhecido. Os servidores permanecem online por enquanto.
Podemos ler na mensagem da Fntastic:
Hoje anunciamos o fecho do estúdio Fntastic. Infelizmente, The Day Before falhou financeiramente e não temos fundos para continuar. Toda a receita recebida está a ser usada para saldar dívidas com os nossos parceiros.
Investimos todos os nossos esforços, recursos e horas de trabalho no desenvolvimento de The Day Before, que foi o nosso primeiro grande jogo. Queríamos muito lançar novas patches para revelar todo o potencial do jogo, mas infelizmente não temos financiamento para continuar o trabalho.
É importante ressaltar que não recebemos nenhum dinheiro do público durante o desenvolvimento de The Day Before; não houve pré-encomendas ou campanhas de crowdfunding. Trabalhamos incansavelmente durante cinco anos, derramando sangue, suor e lágrimas no jogo.
No momento, o futuro de The Day Before e Propnight é desconhecido, mas os servidores permanecerão operacionais.
Pedimos desculpas se não correspondemos às vossas expectativas. Fizemos tudo ao nosso alcance, mas infelizmente calculamos mal as nossas capacidades. Criar jogos é uma tarefa incrivelmente desafiadora.
Somos gratos a todos que nos apoiaram durante estes anos difíceis. Tem sido uma jornada fantástica nos últimos oito.
The Day Before é um título de sobrevivência online massivo de multijogador em mundo aberto, ambientando numa América pós-pandémica mortal, invadida por infetados famintos por carne e sobreviventes que matam por comida, armas e carros. Tu acordas sozinho num mundo do qual não te recordas, onde vais ter de procurar por respostas e recursos a fim de sobreviver.
Nah, foi golpe mesmo. “Ah, mas eles não vão receber dinheiro dos consumidores pq a Valve só paga no dia 30 e está devolvendo o dinheiro de todo mundo.” Não é só o consumidor que é o objetivo de lesar quando se lança um “jogo golpe”, eles atraíram várias investimentos, inclusive da NVidia e também pegaram um publisher, foi neles que pregaram o golpe, o acordo era provavelmente só o jogo sair.