Steins;Gate 0 na Netflix Portugal

Em maio deste ano noticiámos que o youtuber Shinobu Yoshida, de 52 anos, foi preso no Japão pelo upload de vídeos de gameplay do jogo Steins;Gate: My Darling’s Embrace. A prisão aconteceu por ele ser suspeito de violar a lei de direitos autorais depois de colocar online vídeos com gameplay no YouTube sem permissão.

O seu caso foi finalmente a tribunal e segundo o jornal Asahi Shimbun o Tribunal do Distrito de Sendai considerou Shinobu Yoshida (吉田忍) culpado e condenou-o a uma pena de dois anos de prisão com uma condenação suspensa de cinco anos (não vai cumprir os dois anos de prisão se não houver cometer outro delito nos próximos cinco anos) e a uma multa de um milhão de yenes (6.800 dólares).

Yoshida foi acusado de infringir direitos autorais ao publicar sem autorização no YouTube três vídeos editados com resumos do jogo “STEINS;GATE My Darling’s Embrace” e dos animes “STEINS;GATE” e “SPY x FAMILY”. Quanto aos seus motivos, ele explicou no julgamento que queria que alguém visse o que ele tinha criado como parte do seu hobby.

A promotoria argumentou que este ato desencorajava a compra videojogos e produtos derivados e atropelava o esforço de criação de conteúdo, e solicitou uma pena de dois anos de prisão e uma multa de 1 milhão de ienes. A defesa, por seu lado, argumentou que a conduta do arguido não foi “particularmente maliciosa” e solicitou a suspensão da pena.

O caso chamou a atenção por ter sido a primeira vez que foi realizado um julgamento pelo upload de gameplay de um videojogo, mas o desfecho do caso foi duro, já que a pena, embora suspensa, em geral estava de acordo com a pena solicitada. O streaming de videojogos está a tornar-se uma parte importante da cultura, mas parece necessário rever mais uma vez a atitude em relação ao cumprimento de direitos e diretrizes.

Primeira prisão no Japão por upload de vídeos de gameplay

O YouTuber fez upload de vários “vídeos de spoiler” focados nos finais do jogo que atingiram um total de 5,5 milhões de visualizações. Yoshida admitiu ter feito upload dos vídeos sabendo que era ilegal.

O suspeito supostamente também editou e fez upload de cenas dos animes Steins;Gate e Spy×Family com legendas e narração.

O vídeo que violou as diretrizes da Nitroplus e Kadokawa é supostamente um “Jikkyō Play” de quase uma hora (algo análogo aos vídeos “Let’s Play” em inglês) e teve mais de 800 milhões de visualizações.

Nos últimos anos, alguns youtubers japoneses colocaram online “conteúdo rápido” ou “filmes rápidos” – vídeos curtos que resumem filmes ou séries com imagens reais, editadas com legendas e narração.

As produtoras de jogos geralmente definem diretrizes para quanto e quais secões do conteúdo dos seus jogos os criadores podem transmitir ou fazer upload e qual conteúdo pode ser monetizado, embora ainda não haja um padrão em todo o setor e os produtores geralmente criem diretrizes por jogo. Essas diretrizes são criadas para desencorajar o conteúdo de spoiler, bem como impedir que os criadores de conteúdo carreguem o conteúdo da história de um jogo com muita história e lucrem com isso. A Spike Chunsoft já definiu diretrizes extremamente específicas nos seus jogos Danganronpa, que especificam os eventos exatos do jogo, como “até ao primeiro capítulo” ou “até que você tenha o seu sétimo aliado”.

Media companies and game developers often set guidelines for how much and which sections of their games content creators are allowed to stream or upload, and which content is allowed to be monetized, though there is as-yet no industry-wide standard, and developers often create guidelines on a per-game basis. Such guidelines are created both to discourage spoiler content, as well as prevent content creators from uploading story content in a story-heavy game and profiting off of it. Spike Chunsoft has previously set extremely specific guidelines on their Danganronpa games which specify exact game events, such as “until the first chapter,” or “until you have your seventh ally.”

A CODA (Content Overseas Distribution Association) afirmou que os vídeos de gameplay estão a ganhar popularidade recentemente, especialmente entre a geração mais jovem, mas a organização confirmou muitos casos de pessoas a fazer upload de contribuições maliciosas sem seguir as diretrizes.

Segundo o “Famitsu Game White Paper 2022” o mercado de jogos no Japão duplicou em relação a nove anos atrás e agora é um mercado de 2 trilhões de ienes. As visualizações de vídeos relacionados com videojogos, como vídeos “let’s play” e uploads de gameplay de jogos, foram estimadas em 17,77 milhões em 2019, 22,19 milhões em 2020 e 22,53 milhões em 2021.

Subscreve
Notify of
guest

2 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Diego AndrewD
Diego Andrew
7 , Setembro , 2023 20:41

num caso desse ninguém se junta para ajudar o velho kkkk :v pegando muito pesado para coisa no youtube, não custava só da strike no video do cara? se acontecesse isso no brasil a empresa taria lascada por ser cancelada pela galera kkkkk sorte que não vai cumpri né porque se dependesse de uma empresa dessa ele mofava lá dentro.

JapaHonesto
JapaHonesto
9 , Setembro , 2023 20:57

Ninguém precisa rever nada, só o fking japonês que é um povo escroto mesmo. Tão metidos a puros quando vivem metendo lolis em jogos pra vender mais, incentivando a sexualização infantil, fora outras doenças psíquicas que esses caras tem.