Foi agora tornada publica uma patente que a Nintendo submeteu em julho de 2023 e que sugere que a sua próxima consola pode utilizar tecnologia de upscaling estilo DLSS. Na patente é descrita uma tecnologia que pode converter imagens de uma resolução para outra maior.
Para uma consola portátil a aplicação de tal tecnologia pode revelar-se extremamente eficaz. Tecnologias como DLSS (deep learning super sampling), FSR ou PSSR (PlayStation) funcionam utilizando IA para aumentar a resolução dos jogos, permitindo efetivamente que os jogos corram em configurações gráficas mais altas e fps em hardware mais fraco.
Uma das vantagens para a Nintendo será também o tamanho dos jogos, a nova patente da Nintendo menciona o uso de tecnologia de upscaling para reduzir o tamanho geral dos jogos para caber um jogo moderno em “mídia física de menor capacidade”, por exemplo, cartões de jogo.
Laura Kate Dale comentou:
Talvez o mais interessante disto, depois de uma longa leitura, é que um exemplo de caso de uso dado é explicitamente reduzir o tamanho geral dos jogos, para encaixar um jogo moderno em “mídia física de menor capacidade”…
O exemplo dado é que um jogo com texturas nativas de 4K pode precisar de um download de 60 GB, mas uma versão nativa de 1080 pode precisar de apenas 20 GB (o que permitiria que ele coubesse num cartucho Switch de 32 GB, o tamanho máximo atual produzido pela Nintendo para o Switch 1.
A ideia é fazer um upscale de 4X no dispositivo em tempo real.