A GDC 2023 já começou. No evento a NVIDIA anunciou que o kit SDK RTX Path Tracing já está mãos de diversos produtores de jogos em todo o mundo. Através do mesmo qualquer programador pode adicionar a tecnologia path tracing nos seus jogos.
Esta ainda é uma tecnologia computacionalmente exigente. Isto porque consiste numa forma mais avançada de ray tracing. Ao contrário da convencional, o algoritmo também precisa calcular vários raios de luz ou o seu trajeto na cor e no brilho de um pixel para o recriar num fotograma.
Devido a estes fatores, este recurso apenas é utilizado em projetos de arquitetura ou no design de produtos. Felizmente a NVIDIA vai levá-lo também para os jogos. Até agora, só foi utilizado em demos gráficas tais como Quake RTX ou Portal RTX. No entanto, a empresa norte-americana julga que o momento chegou para a adicionar em jogos e outras aplicações gráficas modernas.
Para o fazer, vai utilizar duas das suas tecnologias, nomeadamente a Super Resolution e a Frame Generation. Enquanto a primeira vai ser necessária para manter uma taxa de fotogramas elevada, a segunda vai ser utilizada para reconstruir a imagem.