Com muitos protestos à volta do preço da PlayStation 5 Pro a empresa de investigação Ampere Analysis prevê que sejam vendidas 13 milhões de PlayStation 5 Pro até 2029, colocando assim as vendas de PS5 Pro a um nível semelhante às da PS4 Pro.
Com um preço de 799.99 euros, Piers Harding-Rolls, diretor de investigação de jogos na Ampere Analysis afirmou sobre a PlayStation 5 Pro:
O preço da PS5 Pro vai causar inevitavelmente muitos comentários. O diferencial de preço entre PS5 e PS5 Pro é entre 40-50%, o que é significativamente mais do que o diferencial entre PS4 e PS4 Pro no lançamento.
Nos EUA, a PS4 Pro foi lançada por 399 dólares e a PS4 slim era de 299 dólares na altura, um diferencial de 33%. Além disso, a PS4 slim tinha um preço de venda ao público de 299 dólares, tendo caído do preço de lançamento original da PS4 de 399 dólares.
A Ampere espera que a Sony venda cerca de 1,3 milhões de PlayStation 5 Pro durante a janela de lançamento de 2024 da consola, em comparação com 1,7 milhões de PS4 Pro vendidas no lançamento em 2016.
As vendas da PS4 Pro atingiram as 14,5 milhões de unidades, representando cerca de 12% do total das vendas da PS4, de acordo com os dados da Ampere a empresa prevê uma dinâmica semelhante para a PS5 Pro, com uma venda de cerca de 13 milhões de unidades até 2029.
Já sobre a decisão da Sony em vender a PlayStation 5 Pro por um preço tão alto, tudo se resume à falta de concorrência segundo o analista. Piers Harding-Rolls comentou:
O preço do PS5 Pro reflete a estratégia ajustada da Sony para proteger a sua margem, geralmente a inflação da cadeia de abastecimento e a falta de concorrente direto à sua atualização do ciclo médio em comparação com a última geração (onde a Microsoft estava a preparar a Xbox One X).
A falta de concorrência significa que é uma decisão mais fácil para a Sony correr com um preço mais elevado para proteger as suas margens existentes. Para a maioria dos potenciais consumidores PS5, a edição padrão representará o ponto ideal de valor.
A PS5 PRO vai ser lançada dia 7 de novembro sendo que podem fazer a reserva dia 26 de setembro na PlayStation Direct e mais tarde, dia 10 de outubro, nos postos de venda habituais. A consola vai custar €799.99 EUR.
E muito provavel que daqui a dois anos que vou comprar um quando tiver jogos de maior escopo nessa geração ano que vem deve ter boms lançamentos pro console e com o tempo o preço abaixar volto a olhar mais por enquanto nem por tortura compro um desses.