Desde que a Playstation 5 foi ontem revelada que a internet não para de comparar as duas máquinas. Embora não saibamos o aspeto da sucessora da Playstation 4, sabemos as suas características, das quais a mais badalada foi o termo Teraflops. Apesar da Xbox Series X, ter um número superior, programadores como Matt Philips um veterano que está nesta industria há quase duas décadas e que trabalhou em mais de 24 títulos AAA, pronunciou-se ontem através do seu Twitter sobre este termo.

“Como programador há mais de 15 anos com 24 títulos AAA lançados em todas as consolas da Nintendo, Microsoft e PlayStation, nem eu, nem outra pessoa na minha área alguma vez usou teraflop como uma unidade de medida de qualquer tipo. Abandonem a palavra, é totalmente sem sentido,”

Matt reforça a sua afirmação citando:

“O que importa para a qualidade dos jogos em novo hardware são bons devkits, os mais recentes compiladores C++ e de shaders, um excelente portefólio de ferramentas de CPU e GPU, tempos de iteração rápidos, sem gimmicks. Muita RAM e um GPU / CPU mais recente certamente ajuda, dependendo do jogo que estás a fazer, mas acredita que “atingimos um teto para a fidelidade visual vs o tempo / orçamento / pessoal empregue, e ter especificações maiores não vão resolver isto.”

Concordam com Matt Philips? Depois de uma geração com foco nas resoluções gráficas, serão os Teraflops a unidade de medição da próxima geração que se avizinha?

Leiam a comparação entre as duas máquinas aqui.

Bruno Reis
Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest

4 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
João Vítor Nerís
João Vítor Nerís
20 , Março , 2020 17:03

gostei desse ai, não tem medo de nada fala mesmo

Febaxmann
Febaxmann
20 , Março , 2020 17:04

Até que enfim alguém do ramo se pronunciou.

Marketing e as pessoas usam esses números, mas 99% deles nem sabem o que eles (números) significam. É a mesma coisa que querer comparar processadores pela velocidade do clock, completamente equivocado e inútil.

E
E
Reply to  Febaxmann
21 , Março , 2020 16:37

O problema é a credibilidade.

E
E
20 , Março , 2020 17:04

E que comece a contagem de esculacho.