Artigo por Bruno Reis.
A Locomotion estreou-se a 1 de novembro de 1996 e teve a sua última transmissão a 31 de julho de 2005, (em território português foi algures em 2003) quando uma relevante parte das suas ações foi adquirida pela Sony, a qual traduziu-se como Animax. Não sei se concordam, mas mesmo na era vindoura deste canal, acho que foi apenas uma pequena sombra do que a Locomotion criou e o que representou na época para o seu público. Tivemos os famosos e saudosos blocos como a: 80’s TV, Anime Loving, Japanimotion e Animafilms, atenção que o conteúdo do canal não se destinava apenas a animação Japonesa, pequenas criações europeias, e grandes séries de sucesso norte-americanas como South Park, Dr. Katz e Stressed Eric, também fizeram parte do mesmo, a maioria dobrada em brasileiro porque a Locomotion era um canal latino-americano. Não evito de pensar, será que a programação vanguardista, irreverente e fresca ainda podia singrar nos nossos dias? Por um lado, penso que sim, por outro não.
Em primeiro lugar convém clarificar que este canal era mais do que um posto a ocupar uma grelha, era uma aula, um hino a animação o que representa como entretenimento e arte. Além das dinâmicas já referenciadas o canal que ocupava a posto 70 da TV Cabo no início deste milénio também teve espaço para curtas, animação experimental e temas ligados a sua estrutura, abrangendo vários tipos de publico através um uso muito inteligente de temáticas. Para quem gostava de acompanhar pequenas séries de qualidade, o espaço Anime Loving seria a melhor decisão, animes como Boogiepop Phantom, Lain ou Candidate for Goddess foram algumas das séries que podíamos encontrar as noites de forma mensal e rotativa. Para os amantes de filmes anime ou Ovas, a Locomotion teve o bloco Japanimotion, no qual brindou-nos com os Ovas de Saber Marionette J Again e R. Filmes como City Hunter, Blue Submarine No. 6, Akira e Birdy the Mighty também foram transmitidos neste espaço. Para o publico resistente o bloco Japan OK! Era um espaço bimensal onde num fim de semana era transmitida uma série na integra, recordo-me que Neon Genesis Evangelion e Lain foram duas dessas escolhas. Para os entusiastas de animação contemporânea os blocos Retromotion e 80’s TV eram as melhores escolhas, enquanto entusiastas de animação como arte no geral encontraram as Curtas Locomotion, Kapsula e Love Vision como cantos prediletos desta casa.
Porém o maior destaque e o qual muitos certamente até associam este canal foram as suas manhãs e tardes, Saber Marionette J, Ranma 1/2, Soul Hunter (Senkaiden Hoshi Engi), Silent Mobius, Cyberteam in Akihabara, Cybaster, Blue Seed, Neon Genesis Evangelion e Pet Shop of Horrors foram apenas alguns dos incríveis cartões de visita deste canal. A palavra de ordem da Locomotion era apenas uma! A divulgação, o compromisso e a transmissão de animação de qualidade, separando as águas e demonstrando que animação não estava cingida apenas a crianças, na verdade recordo-me que antes de cada série surgia um aviso com as temáticas exploradas e idades destinadas, desde apto para todos, até somente para adultos, muitos devem pensar que este último estivesse destinado para blocos de séries ou filmes hentai, por muito estranho que pareça a Locomotion não transmitiu nada dessa natureza, o máximo que tivemos foram os casos de Aika, Burn up W/Excess, Blue Seed e Cyber Team in Akihabara que foram de natureza ecchi e claro convém sublinhar que todo o seu conteúdo foi transmitido sem censura.
Acima referi que também seria difícil um canal com a dinâmica da Locomotion suceder e triunfar nos dias de hoje, este facto simplesmente pode ser explicado pela época e o imediato que vivemos hoje em dia. Com serviços como a Netflix ou Crunchyroll podemos ter quase o impensável, a transmissão de conteúdo com apenas uma hora de diferença da transmissão japonesa e algumas séries até já são dobradas e transmitidas nesse mesmo espaço de tempo. Aqui viria o maior desafio da Locomotion que também representa a maior ameaça para qualquer cadeia de televisão, a Internet, não só podemos criar e selecionar o que queremos ver, como ter a agilidade de moldar o nosso próprio canal. O sucesso da Locomotion deve-se sobretudo a sua época, inovação e dirigir-se ao publico certo, não se abastecendo apenas de animação japonesa, criando os pilares do que conhecemos hoje como a Crunchyroll, ou serviços de streaming de um certo modo.
Também conhecida como Loco, imediatamente reconhecida com o seu logo com uma cabeça de Frankenstein, foi mais do que um simples canal de televisão, foi uma voz, um culto instituindo-se numa experiência multicultural que explodiu no início desta década. Teve a audácia de arriscar e conquistar um público diferente, adulto e muito exigente, abrindo as portas ao que conhecemos hoje em dia como animação. É impossível não sentir um sentimento de saudade e nostalgia quando recordamos este canal, tempos que vivemos e a uma era de descoberta que de certa forma também contribuiu para o que somos hoje em dia. É sabido que a televisão representa um reflexo da sociedade, com este canal não podia estar mais de acordo.
Que memórias partilhas deste canal?
e muito bom ver história do mundo dos animes de vocês portugueses.