Mais...
    InícioJogosReveladas especificações da PlayStation 5

    Reveladas especificações da PlayStation 5

    Durante a tarde de hoje foram revelados mais detalhes técnicos da nova consola da Sony, a PlayStation 5. Numa apresentação focada na arquitetura da nova máquina, Mark Cerny, o arquiteto-chefe de sistemas da PS5, falou sobre os 3 princípios que motivaram e orientaram o desenvolvimento da consola.

    “Listening to developers” – Ouvir os pedidos dos estúdios de jogos

    Segundo o Mark Cerny, uma característica muito pedida pelos desenvolvedores de jogos foi uma Solid State Drive (SSD). Por essa razão, e como já tinha sido anunciado anteriormente, a PlayStation 5 terá um SSD extremamente rápido, mais rápido do que a maioria dos SSDs para PC disponíveis no mercado, graças a alguns micro-controladores que a Sony desenvolveu e incluirá na consola.
    O resultado será um disco aproximadamente 100x mais rápido do que o disco mecânico tradicional que se encontra numa PlayStation 4. Na prática, para os jogadores, isto traduz-se nas seguintes vantagens:

    • Carregamentos dos jogos mais rápidos, praticamente removendo a necessidade de ecrãs de carregamento
    •  Redução de problemas habituais em jogos pouco otimizados, como o carregamento lento de texturas
    • Instalação de atualizações mais rápidas, uma vez que num SSD a fragmentação dos ficheiros não importa
    • Optimização do espaço ocupado, levando a jogos mais leves comparado ao que seria necessário num disco mecânico

    Outra vantagem que não afetará os jogadores tão diretamente, é uma menor preocupação para os estúdios com a otimização do uso do disco. Um exemplo dado na apresentação foi o Jak II, onde os desenvolvedores tiveram de criar túneis longos por toda a cidade de “Haven”, que o jogador tinha de percorrer para esconder o processo de carregamento de geometria.

    “Balancing Evolution & Revolution” – Equilibrar a evolução e a revolução

    Como já se sabia, a PlayStation 5 terá compatibilidade com jogos da PS4, e é a isto que se refere a “evolução” deste princípio. O Mark Cerny revelou hoje que os 100 jogos mais populares da PS4 foram testados na PS5 e que a maior parte deles funcionam por completo na consola nova. Este sistema de compatibilidade será continuamente melhorado ao longo do tempo para incluir uma biblioteca maior de jogos suportados.

    Para além disto, foram dados alguns detalhes sobre a unidade gráfica (GPU) da consola. Como já se sabia, a PlayStation 5 terá hardware da AMD e, como se suspeitava, será um GPU com a nova micro-arquitetura RDNA 2. A Sony assegurou-nos, no entanto, que esta GPU não é simplesmente um componente de PC colocado numa consola: todo o processo de criação deste GPU foi uma colaboração entre a Sony e a AMD, otimizando o seu design para satisfazer as necessidades da PlayStation 5. Estas necessidades incluem, para além de melhor grafismo, melhoramentos a nível do consumo de energia, novas funcionalidades como Ray Tracing e Primitive Shaders, facilidade de uso para desenvolvedores e, claro, a capacidade de reproduzir jogos da PS4.

    “Finding new dreams” – Explorar sonhos novos

    Neste último princípio, o foco está em acrescentar valor à consola e dar novas experiências ao jogador. Mais precisamente, falaram da nova tecnologia desenvolvida pela Sony para o áudio em 3D, o Tempest Engine.
    A Sony defende que apesar do grafismo ser muito importante, o áudio também contribui muito para a imersão nos jogos, e acham que todos os jogadores merecem experienciar o melhor áudio possível sem terem de ter um periférico compatível com uma tecnologia específica (como Dolby Atmos ou DTS X).
    A PlayStation 5 terá então maior capacidade de processar áudio, permitindo representar o som como vindo de 100 direções diferentes, dando uma sensação de imersão que nos leva a achar que o som vem do mundo real.

    A apresentação terminou sem muitos mais detalhes, em particular ainda não vimos o aspeto final da consola, nem foi revelada informação sobre o preço. No entanto, uma vez que já foi feita uma apresentação técnica, podemos assumir que serão mostrados detalhes mais interessantes para os jogadores em breve.

    Deixamos aqui ainda as especificações detalhadas da consola:

    • CPU: x86-64-AMD Ryzen™ “Zen 2” (8 Cores / 16 Threads), frequência até 3.5 GHz
    • GPU: Motor gráfico baseado em AMD Radeon™ RDNA 2, frequência até 2.23 GHz (10.3 TFLOPS)
    • RAM: GDDR6 16GB (largura de banda de 448GB/s)
    • SSD: 825GB (leituras a 5.5 GB/s)
    • Discos de jogos: Ultra HD Blu-ray™, capacidade até 100 GB
    • Vídeo: Suporte para TVs 4K 120Hz, TVs 8K, VRR
    • Áudio: “Tempest” 3D AudioTech
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    1 COMENTÁRIO

    Subscreve
    Notify of
    guest

    1 Comentário
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    João Vítor Nerís
    João Vítor Nerís
    20 , Março , 2020 17:04

    eita, da ate pra voar com essa PS5 kkkk

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares