Sony revela detalhes da Playstation 5

Playstation 5 é retro-compatível com a Playstation 4

Sony revela detalhes da Playstation 5

Graças a um artigo da Wired em conversa com Mark Cerny, o arquiteto e designer de jogos da PlayStation 4, ficamos a conhecer mais detalhes sobre a Playstation 5.

A console ainda sem nome, supostamente Playstation 5, está em desenvolvimento há quatro anos, e Cerny está novamente a atuar como o arquiteto de sistema.

Cerny começa logo por afirmar que a Playstation 5 não será lançada em 2019 e que a nova consola permitirá “mudanças fundamentais no que um jogo pode ser”. Vários estúdios estão a trabalhar na Playstation, e a Sony recentemente acelerou o lançamento de kits de desenvolvimento da consola.

A consola contará com um CPU 8 core AMD 7nm Zen 2 baseado na terceira geração da gama Ryzen e ainda uma unidade personalizada para áudio 3D. A unidade de processamento gráfico (GPU) será uma variante personalizada da família Navi da Radeon e suportará ray tracing. A console de próxima geração também terá um disco SSD para reduzir drasticamente o tempo de loading.

Cerny recusou comentar se haverá uma unidade PlayStation VR de próxima geração para a nova consola. No entanto, ele disse que o atual headset PS VR é compatível com a Playstation 5.

A Playstation 5 será compatível com os jogos PS4, pois é parcialmente baseada na arquitetura da PS4. Quando a nova consola for lançada, Cerny confirmou que muitos novos jogos serão lançados também lançados para PS4.

A Sony revelou em outubro que a PS4 já vendeu mais de 86,1 milhões de unidades em todo o mundo e o presidente da Sony, Kenichiro Yoshida, disse ao Financial Times em outubro que “é necessário ter um hardware de próxima geração”. Já o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, John (Tsuyoshi) Kodera, revelou em maio de 2018 que a PS4 estava a entrar na “fase final do seu ciclo de vida”.