
O procurador-geral do Texas, Ken Paxton, entregou no dia 6 de novembro uma extensa queixa judicial contra a Roblox, descrevendo a popular plataforma de jogos como um “parque infantil digital dominado por predadores”. A acusação central é que a empresa terá enganado deliberadamente os pais sobre os perigos reais enfrentados pelas crianças.
O documento de 72 páginas alega violações da Lei de Práticas Comerciais Enganosas do Texas. Segundo o estado, a Roblox promoveu-se como a plataforma de jogos mais segura do mundo para crianças, mas permitiu conscientemente que conteúdo sexual, aliciamento e exploração infantil proliferassem sem controlo adequado.
Entre os exemplos citados estão “experiências” explícitas dentro da plataforma, incluindo simuladores de clubes de strip e recriações controversas. O processo descreve ainda como predadores terão usado a moeda virtual do jogo, Robux, para aliciar e extorquir menores. A falta de verificação de idade e moderação adequada terá permitido que adultos e crianças interagissem livremente.
A acusação vai mais longe ao sugerir que os executivos da Roblox tinham conhecimento destes perigos. Apesar disso, terão dado prioridade ao crescimento e receitas, cortando em despesas relacionadas com segurança. Tudo isto enquanto garantiam publicamente às famílias que a empresa “toma todas as precauções possíveis”.
O processo destaca uma estratégia de “envelhecimento” lançada após a empresa entrar em bolsa em 2021. O objetivo seria atrair utilizadores mais velhos, que segundo a própria Roblox “monetizam melhor”, mesmo sabendo que a maioria dos 80 milhões de jogadores diários tinha menos de 18 anos.
O Texas acusa ainda a plataforma de ter enganado a Apple, Google e Microsoft ao minimizar a presença de conteúdo sexual e maduro, conseguindo assim classificações etárias de “12+” e “Adolescentes”. Mesmo após mudanças recentes nas políticas, o estado argumenta que as reformas chegam “demasiado tarde e são insuficientes”.
As autoridades texanas procuram multas de até 10 mil dólares por cada violação, uma injunção permanente e uma declaração judicial que classifique a Roblox como uma ameaça pública. Na linguagem do processo, a empresa terá construído um “inferno digital multimilionário que se alimenta da inocência sob o disfarce de diversão”.
A Roblox tem enfrentado pressão crescente em 2025 relativamente às suas medidas de segurança para menores. Em agosto, a empresa referiu que “caçadores” vigilantes de predadores estariam a colocar a comunidade em “maior risco”, numa declaração que gerou controvérsia adicional.








e não estão errados, roblox fez sempre muito pouco, para prevenir esse tipo de sistuação dentro do jogo