“Transtorno de jogo” é oficialmente uma doença

"Transtorno de jogo" é oficialmente uma doença

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou hoje uma revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11), e que inclui pela primeira vez o “Gaming disorder” traduzido livremente para “Transtorno de jogo“, que é considerado um transtorno do comportamento aditivo.

A Classificação Internacional de Doenças é um sistema de classificação de doenças e transtornos para fins de pesquisa epidemiológica, gerenciamento e faturamento de serviços de saúde e tratamento clínico. Tem um capítulo reservado para “transtornos mentais, comportamentais ou de desenvolvimento neurológico”, onde o transtorno de jogo está agora listado.

A sua linguagem chama o Transtorno de jogo de “um padrão de comportamento de jogo persistente ou recorrente (‘jogos digitais’ ou ‘videojogos’), que pode ser online (ou seja, pela internet) ou offline”.

Aqueles com Transtorno de jogo podem mostrar “controlo prejudicado sobre jogos”, “prioridade crescente dada ao jogo, na medida em que o jogo tem precedência sobre outros interesses da vida e atividades diárias” e “continuação ou escalada de jogos, apesar da ocorrência de consequências negativas”.

A Associação de Software de Entretenimento mostrou anteriormente o seu desagrado pela classificação da doença, afirmando que “imprudentemente trivializa reais problemas de saúde mental, como depressão e transtorno de ansiedade social”.

Subscreve
Notify of
guest

12 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Hikaru Sakata
Hikaru Sakata
26 , Agosto , 2019 7:38

Ver a quantidade de pessoas que tem uma vida normal e ainda joga ninguém conta né…
comment image

João Vítor Nerís
João Vítor Nerís
26 , Agosto , 2019 7:38

Com certeza eu tenho esse doença kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Scar
Scar
26 , Agosto , 2019 7:38

Isso não devia ser focado só a jogo, tudo em excesso é ruim e pessoas de mente fraca tendem a ter um comportamento agressivo.

Eu não acho q se a pessoa prefere jogar video game a sair em um feriado seja doença, desde que isso não substitua as necessidades básicas da vida e não atrapalhe seu dia dia como ir estudar, trabalhar e construir seu sonho

LeoPerkk
LeoPerkk
26 , Agosto , 2019 7:38

Não está errado a adição desse problema à lista de transtornos, mas está errado a descrição que eles utilizam. Preferir o jogo a algumas coisas da vida não é doença, eu perfiro ficar em casa no fim-de-semana pois a sociedade atualmente incomoda-me (fumarem e obrigarem os outros a levar com o fumo, gritarem a conversar de um predio para o outro, etc…) e sem falar da facilidade de ser assaltado hoje em dia.

A doença devia estar descrita com mais rigor, ao invez de afirmir que é um transtorno preferir mais o jogo que coisas da vida, devia afirmar que era transtorno era jogar ao ponto de deixar de cumprir as necessidades (comer, beber, dormir, etc…) ou colocar o jogo frente a preocupações importantes como a saúde de pessoas próximas.

Além disso, era alertar e disponibilizar apoio à pessoa quando começar a apresentar sinais do problema, e não quando estivesse totalmente doente, como fazem em casos de depressão ou anorexia.

Hikaru Sakata
Hikaru Sakata
Reply to  LeoPerkk
29 , Novembro , 2020 0:44

Além disso, eles estão culpando apenas os jogos, em algo que envolve mais mídias, o mesmo transtorno pode se dar a uma pessoa que é viciada em filmes, livros, youtube… Como aquelas pessoas que não sabem diferenciar fantasia de realidade…

1102
1102
26 , Agosto , 2019 7:38

Já não tinha, feito isso?

『vinicius』
『vinicius』
26 , Agosto , 2019 7:38

Se um “transtorno de jogo” é considerado uma doença, então outros tipos de “transtornos” devem ser adicionados a essa lista. Tem gente que até hoje é viciada nessas redes sociais da vida.

Elivelton Silva
Elivelton Silva
26 , Agosto , 2019 7:38

O bom mesmo é assistir Rede Globo……humanidade sendo humanidade, só Deus mesmo para ter paciência com nós…..

Denyboy Uchiha
Denyboy Uchiha
Reply to  Elivelton Silva
29 , Novembro , 2020 0:45

A ultima vez que alguem viu deus provavelmente foi no mesmo momento que ele perdeu a paciência.

Mystogan Caixeta
Mystogan Caixeta
26 , Agosto , 2019 7:38

>Ser homossexual é normal… OK
>Expor criança a homem pelado é normal… OK(?)
>Substituir a necessidade de arrumar um amigo fora do jogo por uma oportunidade dentro de um jogo é Doença
>Preferir jogar videogame do que sair de casa em domingos e feriados é doença

Tudo bem que existe realmente pessoas que tem um enorme vício e isso sim é um problema, agora criar uma doença com base em descrições de que a pessoa prefere o contato com o digital do que a realidade é uma vergonha!!!

a
a
Reply to  Mystogan Caixeta
29 , Novembro , 2020 0:45

o que ser homossexual tem a ver???

Supercueca
Supercueca
Reply to  a
29 , Novembro , 2020 0:53

Isso é o que um homossexual perguntaria :v