Via 404 ficamos saber que a Valve removeu da Steam britânica o jogo Fursan al-Aqsa: The Knights of the Al-Aqsa Mosque após um pedido da unidade antiterrorista do Reino Unido. O jogo já foi proibido na Alemanha e na Austrália por não passar pelos respetivos conselhos de classificação dos países.
Na descrição de Fursan al-Aqsa: The Knights of the Al-Aqsa Mosque podemos ler:
Jogo FPS/TPS que aborda o conflito Israel vs Palestina numa perspetiva palestiniana. O palestiniano Max Payne com esteroides. Jogo mais BASED de sempre!!!
Lançado em abril de 2022 o jogo recebeu um update do seu developer brasileiro Nidal Nijm que permite aos jogadores recriar alguns aspetos do ataque de dia 7 de outubro a Israel.
Segundo o 404 Nidal Nijm recebeu um email da Valve onde podemos ler: “Recebemos um pedido das autoridades do Reino Unido para bloquear o jogo e aplicámos essas restrições em tal país“.
Nijm comentou: “É triste ouvir isto, porque, como todos sabemos, o meu jogo não é muito diferente de qualquer outro jogo de tiros no Steam, como Call of Duty, por exemplo“.
Um representante da Valve comentou:
Fomos contactados pelo Comando Antiterrorista do Reino Unido, concretamente pela Unidade de Referência Antiterrorista na Internet (CTIRU). Tal como acontece com qualquer autoridade de uma região que [sic] supervisiona e rege o conteúdo que pode ser disponibilizado, temos de cumprir os seus pedidos.
A CTIRU foi criada em 2010 para investigar e remover “material extremista online”, denunciando-o às plataformas da Internet. Em 2018, a agência disse ter trabalhado para remover 310 mil peças de material extremista online desde a sua fundação.