Quem acompanha a dinâmica política na Ásia já se apercebeu da inimizade entre Coreia do Sul e Japão que remonta aos tempos da Segunda Guerra Mundial.
Qualquer pretexto serve para os sul coreanos atacarem o Japão, já vimos isso acontecer com Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer) com a exigência da censura dos brincos do protagonista e agora foi a estação de televisão sul-coreana JTBC que volta a acender os ânimos ao exibir um programa que destacou a opinião negativa dos coreanos sobre o mangá Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) de Hajime Isayama.
Entre os comentários destacados pelo programa televisivo temos: “Não posso simpatizar com a obra com esse tipo de final”, “O conteúdo fez com que o herói se tornasse um vilão ao assassinar boa parte da humanidade trazendo a paz” e “Houve muitas críticas de que o conteúdo da obra glorifica crimes de guerra crimes e imperialismo“.
“No capítulo final, Shingeki no Kyojin fez um pedido de desculpas pelos massacres, glorificando-os“, “Não é diferente defender o Holocausto, é mais, acho que ele elogia”, “O fim é completamente de direita, não surpreende” e “Duas bombas nucleares não foram suficientes para fazê-los mudar de ideia“.
Claro está que depois do programa exibir tais mensagens as redes sociais incendiaram-se com ataques ao Japão, Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) e ao seu criador, Hajime Isayama.
Mais uma vez o povo querendo misturar ficçao com a realidade, para essa gente so tenho uma coisa a dizer ide todos po caralho frescos!!
Meu amigo, pesquise mais sobre o que o Japão fez com a Coréia na Segunda Guerra Mundial. Isayama acabou dando uma passada de pano sim.
Sim, o japão realmente fez coisas terriveis na guerra, mas já passou da hora dos coreanos, perdoarem em parte, Japão ja se desculpou muitas vezes, e já faz mais de 60 anos, ele são mesquinhos em relação
Eu discordo cara, tem coisa que é complicado perdoar ainda mais pq deve ter gente por lá, tanto na Coreia quanto na China, que viveu aquilo. O assunto é sensível e eu não acho que cabe a nós decidir o tempo que eles precisam pra superar os traumas do passado, dá mais 60 anos pra eles.
60 anos é pouco.
Passada de pano onde? Japão não foi o único envolvido em atrocidades na segunda guerra, o problema é que no leste asiáticos são mais rancorosos mesmo.
Independente da semelhança com a realidade toda obra de ficção passa pelo autor antes de ir pro papel, eu acho sim q o discurso do Isayama foi equivocado, ele até podia ter boas intenções com o texto que ele escreveu, e na cabeça dele fazia sentido, mas ele não soube passar isso de maneira assertiva.
Apesar de eu achar tudo isso desnecessário, não é algo simples de avaliar. Cuidado.
De novo esse mimi pôr nada.Aff ninguém merece😓😓😓😓
Culpa do Isayama por ter feito aquele final horroroso. Se tivesse pensado melhor, não teria feito isso.
E os coreanos s tudo santo na parada pra ficar enchendo o saco né? “O fim é completamente de direita”. Alerta de esquerdista.
Os canhotinhos não perdem tempo kkkkkkkk
E os direitistas não perdem tempo quando é pra lamber as bolas de quem passa pano pra genocídio.
Ihh lá vem o canhotinho promédio, seja no país que for, esquerdista sempre quer problematizar tudo com choro. Meu camarada, te explico que isto é um Manga, QUE É ALGO INVENTADO, entendeu? ISTO N É REAL, ou seja, comparar a realidade com um maldito manga é totalmente estúpido, algo que n se pode passar pela cabeça de qualquer ser humano com um pouco de senso.
E porque você acha que eu sou esquerdista? Sou no máximo de centro-esquerda e isso depois de anos sendo de direita. E amigo, não importa se o bagulho é ficção, os ideais do cara ainda estão lá e isso ele mostra através da obra dele.
Não tão rápido quanto vocês para passarem pano para ditaduras contemporâneas que violam direitos humanos e tolhem liberdades individuais.
Não que gente que chama direitos humanos de “direito dos manos” realmente se importe ou saiba minimamente do que isso se trata…mas enfim…
EUA, Israel e seus aliados estão entre os maiores violadores de direitos humanos e são “democracias”.
Mas como você sabe que eu defendo ditaduras? Sou no máximo de centro-esquerda (e olha quem foram anos sendo de direita), não gosto da esquerda radical. E quando é pra passar pano pra tipos como o Trump ou Bolsonaro a direita não faz nada e acha que tá certo. Boa parte da direita trata esses malucos como heróis.
Mas o Isayama acabou dando passada de pano pra genocida sim. Ao menos que você me faça pensar o contrário porque foi o que ele fez no final.
Ficção, invenção.
Rola de tudo. Massacre, etc…
Limitar a ficção é uma merda.
Daqui a pouco só vai ter mangá e comics politicamente correto.
Povo quer comparar ficção com a realidade.
Querendo ou não, o Isayaman passou pano pra genocídio sim ao tentar representar o Eren como um herói.
Isso é verdade, o Isayama passou pano nas mas ações do eren, eu mesmo não gostei desse final.
Eu sei que os japoneses fizeram coisas terríveis com os coreanos e também com os chineses, mais o Japão ja pagou por isso, levou duas bombas atomicas e ja pediu desculpa varias vezes, além de que não da pra culpar os japoneses de hoje pelos erros dos antepassados deles, mas parece que os coreanos não percebem isso, procuram de toda forma arrumar um motivo pra criticar os japoneses.
Os judeus também sofreram bastante na segunda guerra mundial mas nem por isso ficam tratando os alemães desse jeito, inclusive tem varios judeus que vivem na alemanha.
As bombas atômicas não tem relação com os chineses ou os coreanos. Pedir desculpas não apaga o que aconteceu nem repara os danos causados e muito menos mostra que ouve arrependimento. Só fizeram algum tipo de reparação muitas décadas depois. Se não fosse pelos EUA e a URSS as Coreias estariam no fundo do poço por muito tempo.
A maioria dos Judeus nem passa perto da Alemanha e eles não foram os únicos alvos.
Mesmo assim mano, você não acha injusto culpar os japoneses de hoje pelos crimes dos seus antepassados?
Um exemplo: vamos dizer que seu um dos seus antepassados cometeu vários crimes e não pagou por eles, agora os descendentes das pessoas que sofreram por causa do seu antepassado querem que você pague pelos crimes que ele cometeu. Você acha isso certo?
É igual herança, você herda a fortuna do seu parente rico mas também herda as dividas dele. Só para constar, crimes dependem da legislação da região e época e não se paga a não ser que queira. Retratar é uma exceção na história.
Agora você quer comparar crimes com heranças e dividas?
Não tem nada a ver mano, não existe isso de crime ser herdado. A pessoa pode até ser mal vista pelas outras, mas perante a lei ela não precisa pagar pelos crimes dos antepassados. Eu conheço muito bem a legislação do Japão, da Coreia e da China, não tem nada disso que você escreveu.
Genocídio? Favor pesquisar o significado pois na obra Erem não realiza genocídio.
Essa ficção usa a realidade como base então, sim, podemos comparar e criticar sim.
Mais outro mimimi pqp
Só eu quero colocar esse pessoal todo que consegue pensar nessas coisas num lugar só e ver no que dá?
Fazer um Battle Royale de chorão
Das três uma, eles ficam gritando um na cara do outro até se cansarem, ou eles apelam pra violência e se livram uns dos outros, ou ele arrumam um jeito de se acertarem, de qualquer forma é lucro eu acho.
Até a Coreia do Sul sabe q esse final do mangá foi uma bosta hahaha.
“Pah”Pah” Eu sou a Coréia do Sul eu sou o Fodão
Bem, pelo menos uma coisa é consenso geral, o Isayama deu uma passada de pano nunca antes vista pro “Mito” do Eren.
Pois é, e isso é um negócio perigoso porque tem muita gente que também vai passar pano pro que o Isayama fez (só dar uma olhada nos comentários daqui que acham que “não é nada de mais”).
Sinceramente acho que até demoraram muito para fazer polemica sobre isto, honestamente não acho que o Hajime Isayama estivesse a tentar glorificar crimes de guerra, mas a maneira como ele se expressou no capitulo final atravez do discruso entre o Eren e o Armin indica exatamente isso. O autor até teve de dizer em uma de suas ultimas entrevistas que ele não estava a tentar dar razão ás ações do Eren.
Sinceramente, não mentiram. Por mais que eu goste de SnK, o final deu uma passada de pano sim.
Com todo esses “gatilhos” da Coreia do Sul com obras de ficção vindas do Japão, eu não sei ainda como não aconteceu um incidente diplomático mais sério entre os dois países a essa altura…
D’novo! Quase todo santo dia tem uma nova de coreia do sul acusa animes de algo, isso já tá começando a fica chato.
No caso de Shingeki, não os julgo, o final tem vários problemas.
O final foi terrível mesmo mas não pq meia dúzia de afetadinhos chorões ficaram ofendidos e sim por que tem mais furos que um queijo suíço
Uma pena que o Eren não conseguiu concluir o plano dele.
Ninguém consegue entender a mensagem simples que Shingeki passa, que nenhum dos dois lados está está certo ou errado, ambos cometem atrocidades, ambos tem vítimas, guerra é uma merda sem sentido, e que guardar rancor por alguém que não teve culpa só propaga o mal… O Eren foi um escroto sim, e o que ele fez não justifica o resultado… Mas ele morreu como um vilão, como alguém odiado, Armin não perdoou ele, mas ele se conformou que não dava pra mais nada ser feito, não adiantava ficar remoendo e acabar louco, ou cometer suicídio, ele preferiu seguir em frente e tentar melhorar as coisas… E eu não tô dizendo que coisas assim tem que ser esquecidas, elas tem que ser lembradas pra que não se repitam… O problema é odiar uma pessoa de alguma etnia, por algo que outra pessoa da etnia dela fez, mas que não tem nenhuma ligação… E dane-se direita e esquerda, pra mim é tudo uma merda… E a Mikasa tem um parafuso a menos…
de novo os coreanos? esse povo é demente…