Criador de Captain Harlock hospitalizado na Itália após suspeita de AVC

Leiji Matsumoto está em estado grave

Leiji Matsumoto
Leiji Matsumoto

O jornal Asahi Shimbun noticiou hoje que segundo a imprensa italiana o mangaká Leiji Matsumoto foi hospitalizado em Turim (Itália), a passada sexta-feira após perder os sentidos.

O jornal japonês afirma que se suspeita de um acidente vascular cerebral (AVC) e que Matsumoto está em estado grave. De acordo com a imprensa italiana, depois de Matsumoto começar a falar de forma desarticulada num evento, a equipa levou-o de volta ao hotel sendo que ele foi depois levado para o hospital.

A agência de notícias Kyodo também confirmou hoje pelo jornal Corriere della Sera que Matsumoto foi hospitalizado por suspeita de AVC e está em estado grave, mas a agência não confirmou os outros detalhes relatados pelo Asahi Shimbun.

Matsumoto estava em Turim para assistir a uma série de eventos que comemoram o 40º aniversário da estreia do anime Captain Harlock na televisão italiana. De acordo com a Associação Cultural Leiji Matsumoto, Matsumoto iria estar presente numa sessão de autógrafos no Cinema Massimo na sexta-feira, mas só conseguiu assinar alguns autógrafos antes de se retirar para o quarto de hotel.

Matsumoto nasceu em 1938 e estreou-se como artista de mangá em 1953 com Michibachi no Bōken (Honeybee’s Adventure) enquanto ainda estava no ensino médio. Os seus trabalhos notáveis incluem Space Pirate Captain Harlock, Galaxy Express 999 e Queen Emeraldas, sendo que todos inspiraram animes e adaptação live-action. Ele contribuiu também para Space Battleship Yamato. Ele também supervisionou os AMVS do álbum Discovery dos Daft Punk, e os vídeos foram depois reunidos no filme INTERSTELLA 5555. Os seus projetos e obras influenciaram várias gerações de artistas em todo o mundo.

Em 2012, recebeu do governo francês a condecoração de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras).

Em 2001 ganhou o “Medal with Purple Ribbon” e em 2010 a “Order of the Sacred Treasure, Gold Rays with Rosette”.