O mangá Frieren: Beyond Journey’s End (Sōsō no Frieren), de Kanehito Yamada e Tsukasa Abe, foi muito bem recebido pelos leitores e em Portugal começou em 2024 a ser publicado pela editora Devir, mas sabemos agora que foi planeado para ser bem diferente.
Com uma adaptação para série anime de sucesso e com uma segunda temporada em produção, a história de Frieren: Beyond Journey’s End é emocionante, explorando temas como o tempo, a perda e os relacionamentos. Mas a ideia original era criar uma história focada exclusivamente na comédia.
Segundo Kazunori Oshima, editor-chefe da Shonen Sunday, Frieren, foi originalmente planeada para ser uma série de comédia.
Na 48ª edição dos Kodansha Manga Awards, Oshima comentou:
O plano para ‘Frieren’ foi submetido ao departamento editorial em 2019. Yamada-sensei, que já tinha duas obras serializadas, disse na reunião inicial com o seu editor: ‘Vamos com uma história de comédia sobre um herói e um rei demónio!’
No entanto, o nome que surgiu foi o que todos vocês já viram, uma elfo mágica de vida longa que, depois de perder um herói humano, se apercebe da diferença no eixo temporal das duas raças e parte numa viagem para aprender sobre os humanos, e foi um primeiro episódio emocionante. Abe-sensei também leu o nome com atenção e disse: “É uma história muito bonita”.
Frieren prospera na sua exploração melancólica, mas emocionante, do tempo e das ligações humanas, que ressoam profundamente nos leitores. A adaptação anime retrata os temas na perfeição com uma banda sonora envolvente. Um Frieren focado na comédia pode ser divertido, mas mudaria completamente o tom da história.