Pouco depois do grupo antipirataria CODA enviar uma intimação DMCA à Cloudflare o 13DL, o maior site de pirataria mangá no Japão fechou as suas portas.
O grupo antipirataria CODA diz que a Cloudflare ainda não entregou as informações pedidas, mas, juntamente com editoras e ‘hackers éticos’, o grupo fará tudo ao seu alcance para responsabilizar o proprietário do site.
Trabalhando com o grupo antipirataria japonês CODA, a editora Shueisha obteve uma intimação DMCA que exigia que a Cloudflare revelasse as identidades de vários operadores de sites piratas.
Esta estratégia legal nem sempre compensa, pois, alguns operadores de sites usam dados falsos, mas, neste caso, logo após a emissão da intimação, o maior site de pirataria de mangá do Japão, o 13DL.to, parou de publicar novos conteúdos.
Novos uploads pararam de aparecer três dias depois da intimação DMCA ser emitida e o operador do site confirmou mais tarde que o site foi fechado para sempre.
Esta é uma grande vitória para as editoras, pois o 13DL.to tinha cerca de 25 milhões de visitas mensais, principalmente do Japão. O site listava links para novos lançamentos de mangá que eram distribuídos através de plataformas externas de hospedagem, como RapidGator, TakeFile, Novafile, WupFile e HexUpload.
Em retaliação por o CODA afirmar que vai utilizar ‘hackers éticos’ para ir atrás da identidade do operador do 13DL.to, o dono do site na sua mensagem de despedida deixou um ficheiro com links para o download de 180 mil mangás.
no fim nada vai mudar, porque quem consome essas formas de pirataria nem sempre tem dinheiro para gastar, em resumo quem perder sao as proprias editoras, nao é porque tem pirataria que todo consumidor que a consome seria um comprador em potencia tem tanta obra ruim que so fica famosa porque existe a pirataria eu mesmo nao teria comprado menos da metades do meus mangas se nao fosse a pirataria, metalidade de ativista do clima, ou daquele povo que defende imposto de carbono, esse coda ai vai acabar com o consumo de mangas.
Força, pirateiros.
Sinceramente acho que a pirataria tem um lado bom. Existem animes que passaram em determinado momento na tv e depois desapareceram e agora nem em serviços de subscrição se encontram.
Isto promove a conservação do trabalho dos animadores que se esforçaram para criar os seus trabalhos e depois simplesmente desaparecerem. Qualquer artista quer a sua obra exposta.
É realmente uma pena ver um site tão grande fechado assim.
Tanta coisa no mundo pra se resolver, eles preferem atrapalhar a vida de quem não está prejudicando ninguém. A maioria das obras só ganham força por causa da pirataria, e vem uns merdinhas desses achando que tão fazendo justiça.