O governo francês conferiu a condecoração Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras) à mangaká Rumiko Takahashi esta quinta-feira. Takahashi recebeu a condecoração na residência do embaixador da França em Tóquio.
Rumiko Takahashi estreou-se em 1978 e criou mangás como Urusei Yatsura, Maison Ikkoku, Mermaid Saga, Rumic Theater, Ranma 1/2, One-Pound Gospel e Inuyasha.
Ao longo da sua carreira de mais de quatro décadas, muitos dos seus trabalhos tornaram-se populares internacionalmente e inspiraram adaptações anime e live-action.
Na lista de japoneses que receberam esta distinção do governo francês encontramos os mangakás: Jiro Taniguchi, Leiji Matsumoto, Katsuhiro Otomo, Akira Toriyama e Go Nagai; o ator e diretor Takeshi Kitano (“Beat Takeshi”); o cofundador do Studio Ghibli Isao Takahata; e o criador de videojogos Shigeru Miyamoto.
Takahashi terminou seu mangá RIN-NE na Weekly Shonen Sunday em dezembro de 2017. O 40º e último volume compilado do mangá foi lançado no Japão em janeiro de 2018. Ela lançou um novo mangá intitulado MAO em maio de 2019. Takahashi recebeu no outono de 2020 a medalha com fita roxa do governo japonês.
Obrigado à Rumiko por produzir uma das minhas séries favoritas, Urusei Yatsura, que muito curiosamente foi a primeira grande obra que produziu. Katte na Yatsura, uma prequela de certa forma de Urusei Yatsura foi o seu primeiro trabalho.
Eu acabei por não assistir esta série, sempre quis muito.
parece que ela não foi bem exibida no Brasil, e eu também nem cheguei a ver qualquer episódio, a conheci depois de adulto.