As gigantes editoras de mangá Shueisha e VIZ Media estão a preparar-se para uma ação legal contra duas grandes plataformas de pirataria de mangá, são elas o Manganato.com, com 167 milhões de visitas por mês e o Manganelo.com com 24 milhões de visitas por mês.

Esta semana, a Shueisha Inc. e a VIZ Media, LLC, abriram um caso num tribunal distrital da Califórnia em preparação para uma ação legal num outro lugar. O pedido procura uma ordem sob a 28 U.S.C. § 1782, uma lei que autoriza os tribunais a ordenar que terceiros forneçam documentos e declarações para uso em processos judiciais estrangeiros. O pedido revela que as editoras estão a preparar ações judiciais contra os dois sites de mangá pirata.

No pedido que abrange várias centenas de páginas de informações, a Shueisha e a VIZ dizem que descobriram recentemente que os proprietários e operadores dos dois sites estavam a fazer upload de “uma grande quantidade” das suas obras protegidas por direitos autorais.

Os editoras têm vários advogados no caso, incluindo um do Japão e outro do Vietnam. Eles confirmaram que os conteúdos presentes nos sites constituem violação de direitos autorais sob as leis desses países, portanto, pretendem tomar medidas legais num país ou outro.

Antes de entrar com estas ações, as editoras querem identificar os supostos infratores. Elas tentaram isso anteriormente, apresentando intimações DMCA contra a empresa americana de CDN Cloudflare, mas dizem que não forneceram informações suficientes, em parte devido à falta de verificação de clientes na Cloudflare. Foram, no entanto, fornecidas pistas.

As respostas da Cloudflare incluíram informações de endereço IP ligandos aos operadores dos sites às empresas de telecomunicações Vietnam Posts and Telecommunications Group e Vietname Telecom National. No entanto, no Vietnam não é possível que empresas terceirizadas (como as editoras) obtenham informações sobre utilizadores da Internet com base em alegações de violação de direitos autorais. Para combater esse beco sem saída, as editoras agora têm algo maior em mente

Nomeando o PayPal, Visa, Google, Braintree e Stripe como testemunhas, a Shueisha e a VIZ querem uma ordem que os obrigue a fornecer informações, mantidas nos Estados Unidos, para uso em processos estrangeiros ou internacionais, incluindo investigações criminais.

Se as editoras pretendem entrar com ações civis ou iniciar investigações criminais não está ainda claro, mas uma abordagem não exclui necessariamente a outra. No Japão, por exemplo, penalidades severas estão disponíveis contra infratores em casos criminais, criando o cenário perfeito para ações civis bem-sucedidas.

Subscreve
Notify of
guest
13 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
AdmmiD
Admmi
2 , Junho , 2022 14:46

Oh no.

Hugo Almeida
Hugo Almeida
2 , Junho , 2022 14:50

Será que essa gente não tem mais nada pra fazer na vida?

Com tantos assuntos urgentes pra resolver, como uso de armas, eles andam a perder tempo com uns sites que postam uns mangas. Se eles se tivessem juntando pra resolver o uso de armas como estão fazendo com isto, provavelmente o último tiroteio que houve não teria acontecido

AdmmiD
Admmi
Reply to  Hugo Almeida
2 , Junho , 2022 16:35

Meu amigo, oq esta empresa q vende mangas tem haver com isso?

ArtD
Art
Reply to  Admmi
2 , Junho , 2022 16:38

Né, de vez em quando aparece cada pérola nesses comentários…

marceloa94D
marceloa94
Reply to  Hugo Almeida
4 , Junho , 2022 14:11

Jovem, o que tem haver uma coisa com a outra?

GabrielD
Gabriel
2 , Junho , 2022 16:40

Que merda, logo o site que eu uso. Já vou ter que começar a migrar minha biblioteca para outro site pelo visto.

Junior
Junior
Reply to  Gabriel
2 , Junho , 2022 17:27

RAPAZ, apos ver essa noticia eu ja abri o site, tirei print de todos os mangas que leio e salvei, porque, para derrubarem o site pode ser daqui 1 ano ou daqui 1 dia
prevenção melhor coisa

Joe
Joe
Reply to  Junior
2 , Junho , 2022 21:24

Idem…

Márcio
Márcio
2 , Junho , 2022 17:38

Um dos que mais uso, tem muito mangá além de mahwas enfim obras chinesas e coreanas também. Meu forte não é inglês. Mas vai fazer uma SENHORA falta. Muitas obras eram bem desconhecidas para mim antes de conhecer o site. Como Slime, Solo Leveing e outras..
Triste…

Gabriel Augusto VidigalD
Gabriel Augusto Vidigal
2 , Junho , 2022 18:30

Que pena, vou ter que procurar outro site pra ler se acontecer.

Joe
Joe
2 , Junho , 2022 21:24

Depois do Mangá Rock, lá vem os caras de novo… O próximo é o Mangadex, podem anotar.

Rick
Rick
3 , Junho , 2022 4:42

Ah não, vai pro inferno Shueisha. Quem consome no site pirata não vai comprar de qualquer forma, além do que o principal desses sites são obras desconhecidas, antigas, que não são mais publicadas fisicamente nem digitalmente em lugar nenhum. Mas aí tudo vai cair por causa de uma porcaria de empresa que não perdeu um centavo e não ficaram menos ricos com o site.

Noᥙzᥱᥒ ΨυκιησD
Noᥙzᥱᥒ Ψυκιησ
3 , Junho , 2022 15:49

Tão indo com tudo pra cima