Mais...
    InícioMangaShueisha pode não ter sido a responsável pelos avisos de direito autoral

    Shueisha pode não ter sido a responsável pelos avisos de direito autoral

    Na última sexta-feira (08) diversas pessoas no Twitter relataram que receberam um aviso de direito autoral enviado pela editora Shueisha, entre as pessoas que receberam este aviso estão artistas (inclusive um artista que já trabalhou em artes oficiais para Dragon Ball) e criadores de conteúdo. Os avisos foram direcionados a pessoas que tinham adicionado postagens em seus perfis imagens de mangas, animes, Gifs, fotos de cosplay e até fanarts de obras publicadas pela editora.

    Inicialmente foi teorizado que um bot/robô de uma empresa terceirizada pela Shueisha para a nova lei de direitos autorais no Japão, que entrou em vigor no dia 1° de janeiro, tinha algo em sua programação que acabou incluindo indevidamente pessoas que não violaram a nova lei. Porém o criador de conteúdo Artur, do portal Library of Ohara sobre One Piece e que foi uma das pessoas que recebeu este aviso no Twitter, lançou um documento de diversas páginas denunciando que estes avisos atribuídos em nome da Shueisha teriam sido feitos por uma pessoa que estaria se passando por funcionário da editora japonesa e assediando diversos criadores de conteúdo.

    No relatório é informado que diversos criadores de conteúdo foram assediados com a mesma tática por esse falso funcionário da Shueisha, mas Artur relata que ele teria iniciado com os ataques se focando inicialmente no envio dos avisos em uma streamer chamada Jessix desde o final do mês de outubro de 2020. A criadora de conteúdo teria recebido diversos avisos do mesmo estilo e contatos via Discord do falso funcionário. Em uma das mensagens o falso funcionário chega inclusive a pedir a streamer em namoro. O relatório também relata que criadores de conteúdo próximos de Jessix teriam recebido o avisos de direito autoral e que em conversa no Discord no dia 25 de dezembro o falso funcionário teria admitido para ela ser o responsável pelo envio dos avisos.

    Foi revelado no relatório divulgado por Arthur, que a pessoa que está se passando como funcionário da editora Shueisha já teria se passando também por funcionário de uma gravadora e até fingindo ser funcionário da CD Projekt Red. Também é revelado que todo o ocorrido no dia 08 de janeiro de 2021 seria o ápice de um ataque coordenado direcionado contra diversos criadores de conteúdo, incluindo Jessix.

    Segundo as informações reveladas por Arthur (e que pode ser lida na integra aqui), os dados no aviso de direito autoral enviado para diversas pessoas e atribuídos a editora Shueisha possui o número de telefone e de fax pertencente a outra editora japonesa, a editora Kadokawa. No relatório é afirmado que não é possível localizar o número de telefone da editora Shueisha em uma busca no Google usando palavras-chave em inglês e que só é possível encontrar o número da editora fazendo uma busca usando palavras-chave em japonês. Realizando uma busca no Google seguindo as informações do relatório foi possível localizar apenas uma telefone atribuído a editora Shueisha, mas este numero não bate com o numero no aviso enviado para os criadores de conteúdo. Já na busca do numero da editora Kadokawa foi possivel localizar um número de telefone e de fax atribuído a editora e os números batem com os mesmos números utilizados nos avisos de direito autoral enviados no nome da editora Shueisha. Quando é realizada a busca com as palavras-chave em japonês é possível localizar com facilidade diversos números pertencentes a Shueisha. Outro ponto identificado por Arthur é que no aviso não existe um endereço de email para contato com a Shueisha e que parte do texto do aviso teria sido retirado diretamente do Google e do site oficial da editora japonesa.

    Até o momento editora japonesa Shueisha não realizou um comunicado oficial sobre todo o ocorrido.

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.

    Artigos Relacionados

    11 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    11 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    ?Pico-Chan?
    ?Pico-Chan?
    12 , Janeiro , 2021 17:10

    Se for realmente verdade essa pessoa é muito FDP.??

    Oscar Luchini
    Oscar Luchini
    12 , Janeiro , 2021 12:31

    the plot thickens

    Likou
    Likou
    12 , Janeiro , 2021 0:42

    Devia ter uma lei pra falsos strikes em nome de empresas. Deviam prender fdps que fazem isso.

    Dougfulll
    Dougfulll
    Reply to  Likou
    12 , Janeiro , 2021 2:54

    Está bastante comum isso. O Youtube precisa reformular a plataforma urgentemente e principalmente a segurança da mesma. “Apesar parece que eles estão cagando pra isso…”
    Como vc sabe está com uma onda de canais hackeados e com esses problemas.

    Josiel Pires
    Josiel Pires
    11 , Janeiro , 2021 23:53

    que loucura e essa

    toygame
    toygame
    11 , Janeiro , 2021 22:34

    conversa fiada,deu errado e agora querem púlar fora

    Likou
    Likou
    Reply to  toygame
    12 , Janeiro , 2021 0:42

    Lê o texto, cacete, o cara apresenta provas.

    1102
    1102
    Reply to  Likou
    12 , Janeiro , 2021 9:57

    Eu acho que não vale muito, hoje em dia o pessoal consideraria fake, não estou dizendo que é.

    ♛ Mคster : Hirøshi ♛
    ♛ Mคster : Hirøshi ♛
    13 , Janeiro , 2021 1:55

    Ser for verdade, esse Cara tem que tomar uma Cana Lascada, e quem sabe um Processo contra ele, da própria Shueisha.

    Don Perron
    Don Perron
    12 , Janeiro , 2021 15:10

    Isso só podia ser ideia de incel mesmo.

    Hikaru Sakata
    Hikaru Sakata
    12 , Janeiro , 2021 4:44

    Quem faz esse tipo de merd@, não tem vida…

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares