Campanha o Melhor do Japão

No dia 1° de janeiro de 2021 entrou em vigor a nova lei de direitos autorais no Japão e nesta sexta-feira diversos usuário na rede social Twitter relataram ter recebido um aviso de direito autoral da Shueisha.

Segundo o relato dos usuários afetados, a editora japonesa estaria enviando estes avisos de direito autoral pedindo para que eles retirassem de seus perfis imagens de mangas, animes, Gifs e até fanarts de diversas obras publicadas pela editora.

Entre os afetados esta o artista Fenyo, que já trabalhou em artes oficiais para Dragon Ball, e a criadora de conteúdo e cosplayer RoseScape, que recebeu o aviso após ter postado um Gif relacionado a Dragon Ball Super.

Não existe até o momento uma informação clara dos motivos para isso estar ocorrendo, mas existem teorias de que um bot/robô de uma empresa terceirizada pela Shueisha para executar as ações de direitos autorais da nova lei japonesa tenha algo em programação que acabou incluindo indevidamente pessoas que não violaram a nova lei.

Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e estudante de Processos Fotográficos.