No dia 1° de janeiro de 2021 entrou em vigor a nova lei de direitos autorais no Japão e nesta sexta-feira diversos usuário na rede social Twitter relataram ter recebido um aviso de direito autoral da Shueisha.

Segundo o relato dos usuários afetados, a editora japonesa estaria enviando estes avisos de direito autoral pedindo para que eles retirassem de seus perfis imagens de mangas, animes, Gifs e até fanarts de diversas obras publicadas pela editora.

Entre os afetados esta o artista Fenyo, que já trabalhou em artes oficiais para Dragon Ball, e a criadora de conteúdo e cosplayer RoseScape, que recebeu o aviso após ter postado um Gif relacionado a Dragon Ball Super.

Não existe até o momento uma informação clara dos motivos para isso estar ocorrendo, mas existem teorias de que um bot/robô de uma empresa terceirizada pela Shueisha para executar as ações de direitos autorais da nova lei japonesa tenha algo em programação que acabou incluindo indevidamente pessoas que não violaram a nova lei.

Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.
Subscreve
Notify of
guest

9 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
toygame
toygame
9 , Janeiro , 2021 3:16

kkkkkkkkkkkkkk Vai ter boicote de muito otaku em breve

fundashi666
fundashi666
9 , Janeiro , 2021 3:16

Ainda bem que tenho pivix para encontrar as minhas fanarts

Ashiel
Ashiel
9 , Janeiro , 2021 3:16

Não pode nem uma fanart, boa lei ai em amigos.

Carlos santos
Carlos santos
9 , Janeiro , 2021 3:16

Vão se dar mal,pode apostar que vai ter hacker invadindo a editora contra essa medida

Likou
Likou
9 , Janeiro , 2021 3:16

Japão é muito atrasado com direitos autorais e regrediu mais uns 20 anos com a nova lei.

Carlos santos
Carlos santos
Reply to  Likou
11 , Janeiro , 2021 3:19

De avançado no japão mesmo, só a tecnologia robotica,de resto, eles sempre foram um baita atraso nessas questões economicas e sociais

Ronoroa Zoro
Ronoroa Zoro
Reply to  Likou
11 , Janeiro , 2021 3:19

sem corta q industria de entretenimento la e horrível , quando se tratar de direitos autorais

JB
JB
9 , Janeiro , 2021 1:39

pois é nem sempre o que veem do Japão é sinônimo de bom senso, depois da pirataria ter feito a sua parte que foi espalhar os animes, mangas e filmes. A editora quer prejudicas as pessoas que fizeram propaganda gratuita, assim não sou a favor de pessoas que ganha em cima de uma obra que nao é delas, mas quando você legenda ou traduz algo que não existe no seu pais ou ainda faz uma arte sem fins lucrativos apenas por que gosta dela ai meu amigo, já começo a concorda com boicote e cancelamentos dessas editoras.

♛ Mคster : Hirøshi ♛
11 , Janeiro , 2021 2:57

Atitude Bem Ridícula por parte da Shueisha, imagens de mangas, animes, Gifs e fanarts Geralmente Dão marketing de graça pra Obra, essa nova Lei é terrível.