Vídeo da evolução do mercado mangá de 2008 a 2018

Attack on Titan foi o único mangá que chegou a ameaçar o domínio de One Piece em 10 anos

Aqui está um vídeo superinteressante que mostra a evolução do mercado mangá no Japão, nomeadamente as 10 franquias mangá que mais volumes vendem, ao longo de uma década, de 2008 a 2018.

O vídeo começa com One Piece seguido por Naruto e Bleach, os três grandes títulos que dominaram as vendas até 2009, altura em que Bleach começa a perder tração e surge Fairy Tail a assumir o terceiro lugar.

Em 2010 surge Kimi ni Todoke que chega a ameaçar o segundo lugar de Naruto mas que acaba depois por ir desaparecendo no TOP 10.

As coisas voltam a mexer quando Kuroko’s Basketball ultrapassa Naruto mas a grande surpresa surge em 2013 com um super popular Attack on Titan que quase conseguiu remover One Piece do primeiro lugar.

Attack on Titan foi o único mangá que chegou a ameaçar o domínio de One Piece

No vídeo vemos também a popularidade de Magi, a ascensão e queda de Tokyo Ghoul, The Seven Deadly Sins chegou a ocupar a segunda posição tal como Assassination Classroom, o mangá de Kigdom entrou diretamente para o TOP 5 e conseguiu mesmo alcançar a segunda posição, Terra Formars também marcou presença no TOP 10 em 2015 e em 2017 vemos My Hero Academia consolidar-se com um sólido 2º lugar.

Já no final do vídeo vemos entradas no TOP 10 de The Promised Neverland (Yakusoku no Neverland) e ainda One-Punch Man.