Comic Con Portugal 2018 em Lisboa – Opinião

Comic Con Portugal 2018 em Lisboa - Opinião

Aparentemente a edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se em Setembro em Lisboa.

A notícia foi avançada por Paulo Santos, o CEO da Great Global Events em declarações ao Dinheiro Vivo e vem de encontro ao que eu pessoalmente já vinha a dizer ao longo destes anos, que o evento a Norte era excelente mas que se a organização quisesse-se verdadeiramente capitalizar o evento teria forçosamente de rumar à capital e pelos vistos é mesmo isso que vai acontecer em 2018.

Basta comparar-mos o número de visitantes de um Iber OPO com um Iber LX e vemos claramente que embora o público mais participativo esteja a Norte os números estão em Lisboa e numa perspetiva capitalista faz todo o sentido a deslocação da Comic Con Portugal para Lisboa.

É uma mudança natural. Tem a ver com a maturidade ganha pela própria organização ao fazer o evento e com os fatores estruturais. Ao realizarmos este evento em Lisboa criamos uma ponte mais rápida para chegar a espanhóis e outros europeus que queiram vir fazer parte desta festa

Embora seja do Porto é com alguma tristeza que vejo o evento fugir mas se a norte o Comic Con Portugal consegue 73 mil pessoas, em Lisboa consegue facilmente ultrapassar o triplo dos visitantes.

… há maior oferta hoteleira, maior capacidade de distribuição e interação…

Na entrevista vemos que planeiam até visitar outros locais “pode-se encontrar uma versão mista e dividir o evento por Lisboa e Porto. Podemos até ir para outro sítio”, algo em que eu não acredito, uma vez em Lisboa muito dificilmente a Comic Con Portugal volta de lá a sair quer por questões monetárias como organizacionais.

A mudança da data para setembro é também compreensível. Muitos provavelmente nunca se aperceberam mas a Comic Con em Portugal e Brasil basicamente ocorrem sempre nos mesmos dias acabando por ter de competir em termos de estrelas de Hollywood que traziam. Este ano curiosamente vão decorrer com uma semana de intervalo, mas em anos passados eram sempre os mesmos dias pelo que um ator anunciado para um evento era menos um que podia comparecer no outro lado do oceano.

É igualmente afirmado que a Comic Con Portugal em Lisboa se pode dividir por vários locais, pelo menos cinco:

Queremos promover a interatividade e o conceito por temas, além de introduzir uma componente festivaleira…

Para mim isto será um erro, uma coisa é dividir a Comic Con em vários edifícios próximos outra é espalhar o evento em locais distantes na capital, será isto um reconhecer que a FIL não tem a infraestrutura necessária para um evento desta dimensão? Quem ainda se lembra de um Iber às escuras no LX Factory?

Outra coisa que a CITY – Conventions In The Yard deve ter em mente tal como certamente deve ter constatado logo na primeira edição no Porto é que o espírito da Comic Con está na nossa comunidade “otaku” e que ao dividirem por vários locais o evento vão proporcionar experiências completamente distintas aos visitantes sendo que a comunidade tradicionalmente concentra-se sempre num local.

Pessoalmente já esperava esta decisão que para mim já vem até tarde e compreendo perfeitamente esta decisão da CITY – Conventions In The Yard. É com tristeza que vejo o evento partir mas ei e que tal organizarmos uma Dragon Con no Porto?

Comic Con Portugal 2017 vai assim realizar-se nos dias 14, 15, 16 e 17 de Dezembro despedindo-se de vez daquele que é considerado o melhor destino de viagem na Europa.

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.