Destiny 2: Lightfall é a sétima e mais recente expansão anual da principal obra dos estúdios Bungie que, depois do inicio da nova era da franchise com as expansões Beyond Light e The Witch Queen, será o penúltimo capítulo daquilo que a Bungie intitula de “Light and Darkness Saga” antes de a dar como terminada.

Tal como as expansões anteriores nos têm habituado, Lightfall irá contar com quatro “Seasons”, que irão cobrir o próximo ano do jogo, começando com a Season of Defiance (Season 20) no dia de estreia de Lightfall, a 28 de Fevereiro de 2023, e com a Season of the Deep (Season 21) projectada para começar a 22 de Maio de 2023. Estas seasons contam com conteúdo separado da expansão Lightfall e um season pass, bem como actividades gratuitas e premium, sendo necessário ter o season pass pago para aceder a todas as actividades premium, sendo essas actividades sasonais acessiveis gratuitamente em seasons futuras.

Assim, Lightfall apresenta-nos um novo mundo para explorar sob a forma de Neptuno e a sua cidade, Neomuna, uma metrópole esquecida, embrulhada num êxtase de néon, onde novos poderes e novos desafios aguardam os Guardians. O Imperador Calus regressa com a sua Shadow Legion, agora contando com Tormentors, guerreiros Cabal imbuídos com poderes de Darkness, guiados pelo misterioso Witness, que se mantém como o principal antagonista e continua a tentar alcançar o Traveler, a fonte da Light que dá vida aos Guardians.

A outra grande adição da expansão será sem dúvida a nova subclasse elemental que se junta à de Stasis como a segunda subclasse baseada em Darkness – Strand, que tal como Stasis e as renovadas subclasses de Light, conta com o elevado nível de customização através de Aspects e Fragments. Os poderes de Strand baseiam-se numa manipulação da realidade através do emaranhar e desembaraçar extra-dimensional, com funcionalidades ligeiramente diferentes para cada uma das três classes de Guardian, Berserkers e a sua Bladefury para os Titans, Broodweavers e Needlestorm para os Warlocks, e Threadrunners e Silkstrike para os Hunters. No entanto, todas as novas subclasses agora contam com uma habilidade que funciona praticamente como um grappling hook e tem já sido um mecânica que altera imensamente a maneira como os jogadores conseguem interagir com a sandbox e muitos dos seus intervenientes de forma completamente nova, permitindo manobras anteriormente impensáveis.

Entretanto, apesar de muita coisa nestas novas histórias acontecer em Neomuna, a luta no restante Sistema Solar continua, e é aí que entra a Season of Defiance, onde Mara Sov, a raínha dos Awoken, nos estende as habilidades dos seus Queensguard de maneira a ajudar na luta pela liberdade dos nossos aliados na Terra através do Ascendant Plane.

Durante as primeiras semanas de Lightfall, há sem dúvida imenso que fazer, seja com a campanha da expansão, explorar um novo mundo e até as novas actividades sasonais, mas para os jogadores mais experientes a maior diferença a nível de jogabilidade será o novo sistema de armor mods, que reitera completamente sobre o sistema antigo, especialmente no que diz respeito ao artefacto sasonal que já não usa mods, mas sim perks que são activados automáticamente em determinadas situações e já não precisam de ser equipados nas nossas peças de armadura (com cada personagem podendo apenas activar 12 dos 25 perks, mas com o reset dos mesmos a ser gratuito). Este sistema permite assim muito mais controlo sobre a costumização do equipamento, e com todos os mods disponíveis para todos os jogadores ao mesmo tempo, acaba-se a espera pelo ciclo semanal de mods nos vendedores NPC, quer para veteranos como para novatos.

Lightfall trouxe-nos ainda uma nova Raid, Root of Nightmares e uma nova corrida à primeira Fireteam a completar a mesma, disparando o número de viewers simultâneos no Twitch para mais de 500,000 nas primeiras horas, tornando assim Destiny 2 o conteúdo mais visto durante o fim de semana de “Contest Mode” que foi ganho pela equipa do speedrunner RoenXD em cerca de duas horas e meia, mostrando o nível de preparação que alguns jogadores investem nestes inícios de expansão/season para chegarem ao conteúdo de topo.

Devido à natureza do jogo, como muitos saberão, há imenso conteúdo não só relativo à Season actual mas também da expansão que apenas irá sendo disponibilizado ao longo das várias semanas, restando-nos esperar que as mudanças futuras consigam manter não só a frescura de conteúdo, mas como de mecânicas de modo a conseguir continuar a prender a base de jogadores.

A Bungie notavelmente acerta os grandes pontos do seu jogo, dando-lhe o elevado impacto que eles merecem, tornando-os verdadeiros eventos para a playerbase, quer estejam a jogar o conteúdo directamente ou meramente a observar outros jogadores, com cada nova season e expansão a refinar o jogo cada vez mais ou, no mínimo, a refrescar ligeiramente a experência, Destiny 2 é um jogo que apesar de estar próximo do seu 5º aniversário ainda consegue surpreender e puxar grandes números.

O maior problema no entanto, é no que diz respeito ao conteúdo dito mais “normal” ou mais “regular” que infelizmente acaba por ter um feel demasiado parecido entre as várias seasons e para piorar, normalmente os objectivos involvem repetir esse conteúdo quase ad nauseam, o que é o que torna o inevitável processo de grind no jogo mais entediante a longo prazo (considerando os três meses de cada season), com a quase obrigatoriedade de jogar esse conteúdo semanalmente para vermos os pequenos avanços da storyline.

Desta forma, Lightfall apresenta-nos imensas melhorias em termos de qualidade de vida, bem como novo conteúdo e localizações e o avanço da storyline para manter o jogo interessante, mas por outro lado, a sua campanha principal acaba por parecer curta com oito missões que provavelmente iremos ter de repetir em algum ponto, assim como um grande número das actividades semanais que não conseguem diferenciar-se o suficiente umas das outras para parecerem algo realmente fresco. Sendo um excelente ponto de entrada para novos jogadores e um momento cheio de novidades para os veteranos da série, Lightfall acaba por cair também em muitos dos problemas que têm sido discutidos pela comunidade, que só podemos esperar que venham a ser resolvidos aos poucos.

Em ultimo lugar, gostaríamos de estender uma pequena homenagem ao actor Lance Reddick, voz do Comandante Zavala, presente na série desde o inicio, que faleceu a 17 de Março, aos 60 anos de idade. Para além da personagem, era um voz activa da comunidade, sempre pronto para interações com os fãs e também ele um jogador, a sua falta será certamente sentida por todos.

Review por Tiago Vasconcelos.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments